quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
Chuva forte deve atingir boa parte da região Centro-Oeste nesta quinta
PREVISÃO PARA QUINTA, DIA 31
SUDESTE
Nesta quinta, o fluxo de umidade da Amazônia continua sobre o Sudeste, trazendo condições para pancadas de chuva sobre toda a região, apesar de o acumulado diminuir um pouco em relação aos dias anteriores. As chuvas mais intensas devem ocorrer no centro de Minas Gerais e no nordeste de São Paulo, além do Espírito Santo. As temperaturas continuam amenas pela manhã e, à tarde, entram em elevação, provocando sensação de calor no interior de São Paulo, nordeste de Minas e Espírito Santo.
SUL
Na quinta, uma massa de ar seco continua atuando sobre o Sul, garantindo predominância de sol na maior parte da região. Ao final do dia, áreas de instabilidade se propagam do Sudeste, o que pode provocar chuva fraca, isolada e de baixo volume apenas no extremo norte e litoral do Paraná. O mesmo acontece na região de fronteira com o Uruguai.
Pela manhã, as temperaturas devem ser amenas em todos os Estados e, à tarde, por conta da pouca cobertura de nuvens, as temperaturas se elevam e a previsão é de bastante calor. A umidade relativa do ar continua muito baixa neste período no interior do Paraná e em Santa Catarina, mas, principalmente, na metade sul do Rio Grande do Sul.
CENTRO-OESTE
Nesta quinta, as áreas de instabilidade associadas à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continuam atuando no Centro-Oeste, provocando pancadas de chuva em todos os Estados. Continua chovendo forte em praticamente todo o Estado de Mato Grosso, no norte de Mato Grosso do Sul e também no sul de Goiás. Os maiores acumulados ficam concentrados no oeste de Mato Grosso, passando dos 60 mm, onde há maior chance de invernada.
Nas demais áreas do Estado, com o aparecimento do sol em mais momentos do dia sobre Mato Grosso, a chuva ocorre mais em forma de pancadas, intercaladas com períodos de melhoria. Na maior parte de Mato Grosso do Sul, as pancadas de chuva ocorrem de maneira mais rápida e isolada. O tempo continua abafado pela manhã e à tarde a previsão é de calor, principalmente no oeste de Mato Grosso do Sul.
NORDESTE
Nesta quinta, as áreas de instabilidade do interior do Brasil continuam provocando chuva fraca, isolada e de baixo volume no Maranhão, oeste e sul do Piauí e interior, oeste e sul da Bahia. No restante do Nordeste, o tempo segue seco e ensolarado devido à atuação do Vórtice Ciclônico do Nordeste, uma espécie de massa de ar seco que mantém o tempo firme em seu interior. A sensação de abafamento pode ser sentida desde o período da manhã e, à tarde, deve fazer bastante calor em todos os Estados.
NORTE
As áreas de instabilidade continuam atuando no Norte do país, ocasionando pancadas de chuva que podem vir a qualquer hora do dia. Ao final da tarde, por conta das elevadas temperaturas e do excesso de umidade, a chuva fica generalizada, mas perde intensidade. Somente em Rondônia e no Acre é que há risco de temporais e elevados volumes ao longo desta quinta-feira. As temperaturas seguem elevadas desde a manhã, garantindo tempo abafado. À tarde, o calor deve ser intenso, principalmente no extremo norte.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
SUDESTE
Na sexta, ainda chove forte no centro e noroeste de Minas Gerais durante a madrugada. No decorrer do dia, a chuva diminui. Nos demais Estados do Sudeste, a condição é mais típica de verão, com sol entre muitas nuvens e sensação de abafamento. Ao final da tarde, ainda chove de forma mais isolada em todos os Estados. Ainda se espera chuva forte e isolada no norte e centro de São Paulo, centro de Minas Gerais e Espírito Santo. Somente no norte de Minas Gerais é que há expectativa de tempo seco. No sábado, a chuva forte retorna ao sul e centro de Minas Gerais e continua em forma de pancadas nos demais Estados. Somente o norte mineiro fica com tempo seco e quente.
SUL
Na sexta, apesar da atuação de uma massa de ar seco sobre a maior parte do Sul, o transporte de umidade do interior do Brasil favorece algumas pancadas de chuva bem isoladas e de baixo volume no fim do dia sobre o Paraná, oeste e sul de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul. Somente sobre o norte paranaense é que são esperadas algumas trovoadas.
No restante do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o tempo segue firme e ensolarado, com temperatura elevada e baixa umidade relativa do ar. A partir de sábado, uma nova frente fria passa a avançar pelo Rio Grande do Sul, propagando áreas de instabilidade sobre toda a região.
CENTRO-OESTE
Na sexta, a chuva forte continua durante todo o dia em Mato Grosso, com destaque para o oeste e sudoeste do Estado, que têm previsão de volumes elevados, passando dos 60 mm, de invernada e possibilidade de transtornos nos centros urbanos – como alagamentos e deslizamentos. Nos demais Estados, também chove, mas com menor intensidade, em forma de pancadas alternadas com períodos de melhoria. O tempo continua abafado entre Goiás e Mato Grosso do Sul. No sábado, prosseguem os elevados acumulados previstos para Mato Grosso.
NORDESTE
Na sexta, as condições dos dias anteriores prosseguem e ainda tem chuva fraca no Maranhão, oeste do Piauí e oeste da Bahia de forma isolada e de baixo volume acumulado. A umidade vinda do oceano também provoca pancadas de chuva fraca ao final da tarde no litoral leste entre Alagoas e Paraíba. Nas demais áreas, o tempo segue firme, com sol, calor à tarde e baixa umidade relativa do ar, especialmente no norte da Bahia e no sertão pernambucano. No sábado, a umidade do oceano consegue provocar chuva isolada em mais Estados da faixa leste.
NORTE
Na sexta, persistem as condições para pancadas de chuva fortes entre o Acre, sul do Pará e Rondônia, com elevados volumes de chuva nas proximidades de Mato Grosso. Essas chuvas ocorrem a qualquer hora do dia. Sobre o Amapá, áreas de instabilidade associadas à Zona de Convergência Intertropical provocam chuva forte. Nas demais áreas, a chuva ocorre em forma de pancadas mais isoladas e intercaladas com períodos de melhoria. As temperaturas continuam elevadas e o tempo fica abafado. No sábado, a chuva diminui de maneira geral, mas prossegue intensa sobre Rondônia.
SOMAR METEOROLOGIA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário