quinta-feira, 31 de janeiro de 2013
Três estados lideram em focos da ferrugem asiática nas lavouras de soja
Dias nublados e excesso de chuvas prejudicam a produção de tomate no país
Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso são os estados com maior número de ferrugem asiática nas lavouras de soja. Em plena colheita da safra, os produtores devem intensificar o controle no campo para evitar que os números desta temporada superem os focos registrados no ano passado.
Até o momento, o Consórcio Antiferrugem apontou 201 ocorrências no país, sendo 64 focos no Rio Grande do Sul, 58 em Mato Grosso e 54 casos da ferrugem encontrados nas lavouras do Paraná. Já na safra 11/12, foram registrados 265 focos da doença. Desses, 108 estavam em Goiás, 88 em Mato Grosso e 20 no Paraná.
O município mato-grossense Campo Verde lidera nacionalmente no número de focos da ferrugem, com 32 ocorrências. Em Ponta Grossa e em Tibagi, cidades do Paraná, foram encontradas 16 e 11 casos da doença, respectivamente.
De acordo com o coordenador de defesa vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Mato Grosso, Wanderlei Dias Guerra, destaca que os cuidados devem ser intensificados principalmente porque a soja tardia ainda está no campo. "Com a colheita da soja precoce é mais fácil a proliferação dos esporos da doença que, juntamente com o clima úmido, se alastra com mais rapidez".
(Agrolink)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário