quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Cultivo de pimenta tabasco garante renda extra a produtores de AL

O cultivo da pimenta tabasco tem garantido aumento na renda de produtores do município de Coruruipe, no litoral de Alagoas. Originária da América do Norte, a variedade, que pode ser cultivada durante o ano todo, adaptou-se bem ao clima do Nordeste. A facilidade na colheita do fruto, que se desprende facilmente, e o tamanho são duas das vantagens da pimenta tabasco em relação à variedade malagueta. “O preço médio da pimenta na cooperativa é R$ 5. A produtividade média por planta está chegando a cerca de um quilo por planta por mês. A conta é bem fácil. São 250 plantas e aproximadamente 250 quilos por mês de pimenta. Como a colheita é feita pelo produtor, fica toda a renda dentro de casa”, diz Adeilton Lourenço, técnico agrícola da cooperativa. O agricultor Jafet Lyra, que cultiva cana, mamão e coco na propriedade de oito hectares, foi um dos 20 cooperados que receberam 250 mudas da pimenta tabasco no município de Coruripe, em Alagoas. Do plantio aos primeiros frutos foram apenas quatro meses e a produtividade é alta durante praticamente todo o ano. A diversificação da cultura levou esperança e fartura para o agricultor Jafet Lyra. “Em pequena terra e em pequena coisa dá um bom dinheiro. Toda semana eu tenho dinheiro. Eu chamo a pimenta de casa da moeda porque todos os dias eu tenho dinheiro”, diz. Agricultores de outros estados da região também têm tido sucesso com a cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário