quinta-feira, 25 de julho de 2013
25/07/2013 08:30
25/07/2013 08:30
Cultivar mais resistente a giberela anima produtores de trigo no PR
A grande incidência de chuva nesta safra de inverno no Paraná fez com que os campos de trigo apresentassem alta incidência de giberela
Biotrigo Genética
Porém, algumas cultivares de trigo possuem características genéticas que garantem maior nível de resistência a doenças que atacam a espiga em longos períodos de molhamento, como o ocorrido recentemente. É o caso do TBIO Iguaçu, cultivar desenvolvida pela Biotrigo Genética, que vem ganhando destaque.
Na fazenda Atalaia, no município de São Jerônimo da Serra-PR, são 1.500 hectares com trigo. O engenheiro agrônomo da propriedade, Sérgio Granado, semeou diferentes materiais e, após muita chuva na lavoura, constatou que TBIO Iguaçu se destaca no quesito resistência a giberela. Esses trigos espigaram na mesma época. “A sanidade do material nos anima, pois ele ficou muito a frente dos seus concorrentes e deverá nos proporcionar um rendimento bem melhor na colheita”, afirma Granado, pontuando em no mínimo 20% a mais de produtividade do TBIO Iguaçu em relação às outras cultivares.
Toda essa expressão genética não é por acaso. Filho de Quartzo (Quartzo/Safira), TBIO Iguaçu é Trigo Pão e se destaca pela qualidade industrial, herdada de seu outro pai Safira, mantendo níveis de rendimento de grãos, resistência à germinação na espiga e manchas foliares, similar a Quartzo. Além disso, supera Quartzo em Peso Hectolítrico (PH), porcentagem de proteína, força de glúten (W) e estabilidade, dessa forma atendendo a demanda de qualidade industrial de todas as regiões tritícolas do Brasil, inclusive daquelas mais exigentes neste quesito. Também tem excelente resistência ao vírus do mosaico do trigo e bacteriose, já observada nesta safra.
Para o supervisor Comercial da Biotrigo Genética para os estados do PR, SP, MS e Paraguai, Fernando Michel Wagner, é preciso ter no portfólio cultivares de trigo que ofereçam cada vez mais segurança para se colher bons resultados independente do clima em cada safra. “Não é somente em anos bons que se deve ter produtividades elevadas, é preciso garantir colheitas satisfatórias de trigo em todas as safras. Para se conquistar isso é necessário, entre outras práticas, buscar cultivares que expressem alto potencial genético no campo mesmo em situações adversas a cultura, afinal, o agricultor precisa garantir rentabilidade também em anos atípicos”, destaca Wagner.
Ainda, conforme ele, a Biotrigo Genética comprova mais uma vez o potencial do seu portfólio. “Geramos mais qualidade conforme o mercado demanda, sem abrir mão de maiores produtividades, afinal é o que paga a conta, mas além de tudo isso, estamos trazendo mais segurança ao triticultor”, finaliza o supervisor Comercial.
Notícias de Trigo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário