quinta-feira, 25 de julho de 2013
Porto de Paranaguá terá base de prontidão ambiental inédita no País
Porto de Paranaguá terá base de prontidão ambiental inédita no País
Porto de Paranaguá terá base de prontidão ambiental inédita no País
25/07/13 - 14:09
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá e da Universidade Estadual do Paraná (Funespar), assinaram na última quarta-feira (24), em Paranaguá, um convênio técnico operacional para a criação de uma base de prontidão especializada no resgate e na despetrolização da fauna em caso de acidentes ambientais na área do complexo estuarino da baía de Paranaguá. Com o convênio, a Appa estará atendendo à demanda do Ibama que exige a implantação desta base de prontidão para aprovar o Plano de Emergência Individual (PEI) e, por consequência, emitir a licença de operação do porto.
“Este é o primeiro convênio deste gênero no Brasil. A maior dificuldade que tivemos foi construir o contrato de maneira que atendesse as exigências do Ibama porque não existia exemplo similar anterior. Contratamos um projeto de engenharia para construção de instalações especializadas para o atendimento de todas as demandas de salvatagem em caso de acidente ambiental. Com isso, estaremos cumprindo a última exigência do Ibama para aprovação do PEI, que é condicionante para a emissão da licença de operação do porto”, explica o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
O convênio, no valor de R$ 3,2 milhões – a serem repassados à Funespar ao longo de 60 meses – prevê diversas ações entre elas a implantação de uma disciplina no curso de biologia para formar os profissionais que atenderão a este convênio.
Será de responsabilidade da Funerspar coordenar a base de prontidão para atendimento de eventuais emergências. A base de prontidão será montada dentro do cais, na área primária do porto. Serão realizados exercícios de simulação para atendimentos de eventuais acidentes.
O dinheiro do convênio será utilizado inclusive para montar a infra e superestrutura de atendimento de emergências, como a aquisição de embarcações, veículos de apoios terrestre, materiais e contratação de mão de obra especializada, como veterinários.
Agrolink com informações de assessoria
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário