sexta-feira, 1 de novembro de 2013
Cuba poderia ser 3º maior produtor de etanol, afirma ISO
Cuba poderia ser 3º maior produtor de etanol, afirma ISO
Dr. Peter Baron acredita que investimentos são chave para retomada de desenvolvimento e produtividade do setor sucroenergético
..
...
.
..
.
.Cuba poderia ser 3º maior produtor de etanol, afirma ISO
Cuba poderia ser o terceiro maior produtor mundial de álcool combustível, atrás apenas do EUA e Brasil, acredita Dr. Peter Baron, diretor executivo da ISO (International Sugar Organization). O especialista fez o comentário durante a 13ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, e ponderou que para este cenário tornar-se realidade, seria preciso enorme investimento. “Os investimentos seriam necessários não só para melhorar a produtividade dos canaviais, mas também para financiar a pesquisa e a construção de usinas. O governo, porém, reluta em autorizar empresas estrangeiras a administrarem as fazendas, uma pré-condição para os investidores interessados em atuar na agricultura cubana”.
Ainda conforme Baron, após a substituição do ministro da agricultura em 2010 os assuntos relacionados ao setor sucroenergético melhoraram. O governo cubano designou Gustavo Rodríguez Rollero como novo Ministro da Agricultura, um setor considerado estratégico pelas autoridades da ilha desde a posse de Raúl Castro, iniciada em julho de 2006. “Há por parte do novo presidente interesse em atrair mais investimentos estrangeiros para a ilha Cubana”, afirma o diretor.
Contudo, apesar de ser um campo promissor no país, Baron acredita que a falta investimento internacional impede a produtividade do setor. “Nenhuma usina foi construída desde 1960 e as variedades de cana são de baixa qualidade, a expectativa é de que daqui a 10 anos o país produza 10 milhões de toneladas de cana”.
.Data de Publicação: 01/11/2013 às 20:00hs
Fonte: Universo Agro
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário