sábado, 2 de novembro de 2013
Surto de Helicoverpa preocupa e aumenta custo na colheita de grãos em MT
Postado em 02/11/2013 as 12:23 por Redação em NFonte: Assessoria
Produtores mato-grossenses já iniciaram o combate à proliferação da Helicoverpa armigera nas lavouras, nas primeiras semanas da safra. No município de Sorriso, maior produtor de soja no Brasil, a praga assusta e aumenta as despesas com pulverização. O controle realizado com inseticida implica em gasto extra de R$ 22 por hectare por aplicação, apurou a Expedição Safra 2013/14. O levantamento técnico-jornalístico segue viagem pela região e pelo Centro-Sul do país.
A Helicoverpa armigera é considerada uma forte ameaça à colheita por ser de difícil controle. No estado do Centro-Oeste, o inseto ataca as plantas logo após a germinação. Os produtores aplicam os produtos químicos no início do ciclo na esperança de reduzir os danos e garantir lucratividade.
“Mesmo com os custos elevados em até 2% por aplicação, as expectativas são bastante positivas entre os produtores mato-grossenses para o potencial desta safra. Os rendimentos esperados superam as previsões para o estado, que pretende colher mais de 25 milhões de toneladas de soja pela primeira vez“, analisa o Giovani Ferreira, coordenador da Expedição Safra
Reajustes
As lavouras do Mato Grosso já tinham registrado a elevação de 23% no custo de produção de grãos para a temporada 2013/14 em comparação ao ciclo passado. As compras de sementes, fertilizante e agrotóxico fizeram com que os custos totais de produção atingissem nível histórico, de acordo com levantamento do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). As plantações de soja estão exigindo R$ 2,34 mil por hectare, ou seja, o equivalente a 2,5 mil quilos/ha.
Na próxima semana, a Expedição Safra, projeto desenvolvido pelo Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, percorre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul para acompanhar o andamento da safra na região.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário