segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
Fundação MT orienta produtores sobre tratamentos fitossanitários
Fundação MT orienta produtores sobre tratamentos fitossanitários
02/12/2013 09:56
“Cuidados na hora da aplicação de tratamentos fitossanitários são fundamentais para alcançar os melhores resultados”, é o que orienta o professor Ulisses Rocha Antuniassi, do Departamento de Engenharia Rural na Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita) de Botucatu (SP) . “A tecnologia representa um conjunto de ferramentas que o agricultor utiliza para colocar em prática o tratamento. Ele recebe a orientação de qual produto aplicar, mas se a ferramenta não for usada corretamente, boa parte do investimento nos produtos pode se perder”, alerta Antuniassi.
Muitos produtores já perceberam a importância que a tecnologia de aplicação tem. “A área evoluiu muito nos últimos 12 anos. No início as perguntas sobre o assunto eram primárias, havia pouco conhecimento e poucos se interessavam. Hoje é um dos pontos mais importantes do sistema produtivo. Todos investem no tema”, completa o pesquisador.
Tendo em vista a importância do assunto e a preocupação dos agricultores com o tema, a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária do Mato Grosso, Fundação MT, está repassando estas e outras informações durante o Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar. “Sempre há muita expectativa quanto à forma que a tecnologia de aplicação deve ser encarada, nas estratégias que pode ser utilizadas. Trataremos das maneiras práticas de encarar os desafios: fazer aplicação de qualidade, oferecer bom desempenho operacional e proteger o ambiente”, explica o professor Ulisses.
É Hora de Cuidar – A II etapa do Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar começou hoje e prossegue até sexta-feira (6). Os eventos estão sendo realizados desde o mês de novembro. Os assuntos abordados são: ferrugem asiática, tecnologia de aplicação, pragas e nematoides. A equipe técnica do evento é formada por pesquisadores da Fundação MT, técnicos da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) e da Universidade de Botucatu. Toda a classe produtora é convidada para participar do ciclo de palestras e as inscrições podem ser feitas gratuitamente no local do evento.
Fonte: Juliane Caju
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário