quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Café/Cepea: safra de arábica deve se recuperar e de robusta, ter nova queda






31/12/15 - 10:30 



Ainda sob influência do El Niño, o clima no primeiro semestre de 2016 pode continuar favorável ao desenvolvimento da safra 2016/17 de arábica, mas prejudicial ao robusta.
Mesmo com expectativa de maior produção de arábica no Brasil, os estoques da variedade devem seguir em patamares reduzidos, o que pode sustentar os preços ao longo do ano.
O robusta, por sua vez, deve seguir valorizado, visto que a safra tende a ter nova redução. Por enquanto, o clima tem favorecido a abertura das flores nas lavouras de arábica e também a granação.
Com isso, a maioria dos produtores tem realizado os tratos culturais recomendados.
Com esse cenário e considerando-se que a próxima temporada será de bienalidade positiva, colaboradores do Cepea indicam que caso as condições climáticas sigam favoráveis a produção de arábica pode superar a da atual temporada, tanto em qualidade como em volume.
Já o robusta tem sido prejudicado pelo El Niño.
No Espírito Santo, a quantidade de chuva está reduzida, especialmente neste segundo semestre de 2015.
Assim, apesar de as floradas nas lavouras capixabas terem sido uniformes e volumosas, a forte estiagem e as altas temperaturas têm prejudicado fortemente o desenvolvimento da safra.
A seca também está atrapalhando os tratos culturais e as expectativas iniciais são de que a safra 2016/17 não seja boa.
Segundo a Somar meteorologia, o enfraquecimento do El Niño no Brasil só deve ocorrer a partir de junho, com a chegada do inverno.
Para as regiões produtoras de arábica, apesar de favorecer o desenvolvimento da safra 2016/17, o excesso de umidade pode prejudicar a colheita, tradicionalmente iniciada em no final do primeiro semestre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário