terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Cortes de gastos da Arábia Saudita mostram plano para petróleo barato

29/12/2015 13h16 - Atualizado em 29/12/2015 13h17

Cortes de gastos da Arábia Saudita mostram plano para petróleo barato



Preços do petróleo operam não muito distantes das mínimas de 11 anos.
País não dá sinais de mudança em suas políticas de produção.




Da Reuters



Cortes de gastos e em subsídios no setor de energia planejados pela Arábia Saudita sinalizam que o maior exportador global de petróleo está se preparando para um período prolongado de preços baixos da commodity.

Em um dos sinais mais fortes de que o reino vai manter sua estratégia, apesar do impacto em suas finanças, o presidente do conselho da da estatal de petróleo Saudi Aramco, Khalid al-Falih, disse que a empresa poderia resistir mais que outros rivais.
O líder da Opep não indica que mudará a estratégia de longo prazo. Em vez disso, parece disposto a continuar tolerando o petróleo barato para defender a sua participação no mercado, esperando que este se equilibre sem a necessidade de cortes de oferta, segundo fontes do setor e analistas.
"Nós vemos o equilíbrio do mercado em algum momento de 2016. Vemos a demanda em última instância superior à oferta e absorvendo muito o excedente, e os preços vão responder em seu devido tempo, independentemente de quando e quanto", disse Falih em entrevista coletiva na noite de segunda-feira, detalhando o orçamento do próximo ano.
"A Arábia Saudita mais do que ninguém tem a capacidade de esperar o mercado até que este equilíbrio se realize", disse ele.
Analistas disseram que os planos anunciados na segunda-feira para reduzir um déficit orçamentário por meio de cortes de gastos e reformas em subsídios de energia mostram que Riad está esperando menores receitas.
"Nós não vemos quaisquer mudanças na política de petróleo da Arábia Saudita --em contexto de produção de petróleo", disse o analista Amrita Sen, da consultoria Energy Aspects.
O orçamento saudita para 2016, divulgado pelo Ministério das Finanças na segunda-feira, é marcado por uma radical reformulação na política econômica do maior exportador de petróleo do mundo, e inclui reformas politicamente sensíveis das quais as autoridades haviam anteriormente se esquivado.
Os preços do petróleo operam nesta terça-feira não muito distantes das mínimas de 11 anos, sob pressão de uma demanda global mais lenta e de oferta abundante, com a Arábia Saudita sem dar sinais de mudança em suas políticas de produção.
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário