quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

30/12/2015 - 09:04

Cultivar de soja com tolerância ao stress hídrico pode ser saída diante falta de chuva



Da Redação - Viviane Petroli


Foto: Assessoria TMG
Cultivar de soja com tolerância ao stress hídrico pode ser saída diante falta de chuva
 O desenvolvimento de novas cultivares suscetíveis a falta de chuva pode ser uma das soluções para ‘crises’ climáticas, como a enfrentada por Mato Grosso em decorrência ao fenômeno El Niño. No estado as chuvas, desde o início da safra 2015/2016, estão escassas, vindo em uma mesma lavoura a serem registradas em um talhão e no outro não. Prejuízos com a falta das águas ultrapassam a casa dos R$ 1 bilhão em Mato Grosso.

Ao menos duas safras é testada em Mato Grosso a cultivar TMG 1180RR, desenvolvida pela Tropical Melhoramento e Genética (TMG), que vem apresentando comportamento diferenciado no que tange à tolerância ao stress hídrico.

Segundo estudos da TMG, a cultivar nesta safra 2015/2016 em Mato Grosso, que vem sofrendo com a falta de chuva, tem apresentado visual de superioridade em relação as diversas variedades de mesmo ciclo, onde a estiagem é mais evidente.



As análises estão sendo realizadas pela empresa em áreas com plantio de soja na região Médio-Norte, principalmente Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.

o gestor de Desenvolvimento de Mercado da TMG no Cerrado, José Francisco Martins, comenta que o visual de superioridade da TMG 1180RR na tolerância ao stress hídrico vem sendo observado desde o ano passado. Ele destaca que "esse diferencial dá mais segurança ao produtor".

Na safra 2014/2015 os estudos da TMG revelaram que em lavouras em que a TMG 1180RR foi semeada ao lado de outras variedades a cultivar apresentou produtividade de 60,2 sacas por hectare, contra 58 sacas de outras variedades.

A cultivar é recomendada para semeadura na abertura do plantio, com alto potencial produtivo e ciclo precoce, além de crescimento semideterminado e boa tolerância ao acamamento.

A variedade, afirma a TMG, é recomendada para Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Tocantins e Piauí.

A TMG 1180RR é resistente ao nematoide de cisto da raça 3, pústula bacteriana, mancha olho-de-rã e cancro da haste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário