quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Efeitos do El Niño beneficiarão safra de café arábica 16/17 no Brasil, diz Cepea 30/12/2015 14:17

As condições climáticas geradas pelo fenômeno El Niño tendem continuar ser benéficas para a safra 2016/17 de café arábica do Brasil, durante o primeiro semestre de 2016, avaliou nesta terça-feira o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Universidade de São Paulo.
Com auxílio das chuvas, a florada e a granação do café arábica têm estado em um bom ritmo, o que pode indicar uma colheita maior na próxima temporada.
No entanto, como os estoques da commodity estão reduzidos, os preços podem obter apoio por mais tempo ao longo do ano, apontou o Cepea.
"Com esse cenário e considerando-se que a próxima temporada será de bienalidade positiva, colaboradores do Cepea indicam que caso as condições climáticas sigam favoráveis a produção de arábica pode superar a da atual temporada, tanto em qualidade como em volume", afirmou o Cepea.
O Cepea não fez estimativas.               
Por outro lado, no Espírito Santo, principal área produtora de robusta no país, a estiagem de 2015 prejudicou o desenvolvimento da safra mesmo após floradas volumosas.
"As expectativas iniciais são de que a safra 2016/17 não seja boa", alertou o Cepea sobre o cultivo de robusta no país.
 


Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário