quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

“Tecnologia agrícola é a melhor amiga do meio ambiente”




31/12/15 - 13:32 



O biólogo Fernando Reinach, PhD pela Universidade de Cornell (EUA) defende que é o aumento do uso da tecnologia – e não de orgânicos – o que torna a agricultura mais sustentável. “A tecnologia agrícola é a melhor amiga do meio ambiente”, afirma o especialista em entrevista à Revista Exame. 
“Isso é até paradoxal quando você fala sobre esse assunto com os ambientalistas, pois eles são tecnófobos [...] A pessoa que quer comprar um alimento orgânico, que não requer tecnologia de ponta, vai ter que se acostumar com o fato de que o produto será mais caro, pois está usando uma área maior de produção”, explica.
O problema está no aumento populacional da Terra, que deve subir de 7 para 11 bilhões de habitantes até o ano de 2100, segundo a última projeção da ONU. Para dar conta de alimentar toda essa população, seria necessário investir cerca de US$ 44 bilhões por ano na produção e distribuição de alimentos, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Na avaliação de Reinach, gestor do Fundo Pitanga de investimento em startups, quem opta pelo consumo de alimento produzidos sem tecnologia “está causando mais mal ao meio ambiente. Quem come alface orgânica está desmatando uma parte maior da Amazônia”.
“Nos Estados Unidos e na Europa, o agronegócio não tem mais para onde expandir-se. E a África não tem uma Amazônia para ser desmatada. Se dobrarmos a área no Brasil, será o fim da Amazônia”, alerta.

Agrolink
Autor: Leonardo Gottems

Nenhum comentário:

Postar um comentário