quinta-feira, 30 de junho de 2016

A convivência com a seca no semiárido é tema do 'Globo Rural'

30/06/2016 18h44 - Atualizado em 30/06/2016 18h44


A convivência com a seca no semiárido é tema do 'Globo Rural'



Programa mostra ações que tornam produção possível nesse ambiente.
Poço sustenta cultivo de hortaliças e frutas orgânicas.

Do Globo Rural



Na região semiárida brasileira, os agricultores buscam sistemas estratégicos para a convivência com a seca. Neste domingo (3), o "Globo Rural" destaca algumas dessas ações que tornam possível a produção agropecuária nesse ambiente.
Uma cooperativa no município de Tabira, em Pernambuco, originalmente formada por apicultores, montou um sistema piloto em uma área de 12 hectares. O ponto de partida é um poço com uma vazão de apenas 600 litros de água por hora.
Apesar de pequena, graças a um criativo sistema de integração, ela sustenta o cultivo de hortaliças e frutas orgânicas, sete tanques com  tilápias e a produção de grãos para a fabricação da ração dos peixes. Com a água usada para o tanque dos peixes, irriga-se a área das plantações.
A reportagem de Cristina Vieira também visita a propriedade de um agricultor do município vizinho de Santa Terezinha que consegue cultivar capim para o rebanho de cabras em 11 hectares de terra, com um poço de apenas 800 litros/hora.
O 'Globo Rural' vai ao ar aos domingos depois de 'Pequenas Empresas & Grandes Negócios'.Consulte a programação atualizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário