quinta-feira, 30 de junho de 2016

Emater/RS-Ascar acerta trâmites para agilizar compra da merenda escolar da agricultura familiar em Cruz Alta

Emater/RS-Ascar acerta trâmites para agilizar compra da merenda escolar da agricultura familiar em Cruz Alta





Emater/RS-Ascar acerta trâmites para agilizar compra da merenda escolar da agricultura familiar em Cruz Alta
30/06/16 - 12:38 


Representantes da Emater/RS-Ascar reuniram-se, em Cruz Alta, com dirigentes de escolas da rede pública de ensino. O objetivo do encontro foi dar mais agilidade aos trâmites que envolvem a compra da merenda escolar, por meio de chamada púbica, estimulando agricultores familiares a tornarem-se fornecedores dos alimentos que serão consumidos pelos estudantes. De acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), pelo menos 30% dos recursos destinados ao Programa pelo Tesouro Nacional devem ser gastos na compra de alimentos produzidos pelo agricultor familiar, empreendedor familiar rural ou pelas suas organizações. 
Para tratar do assunto, extensionistas da Emater/RS-Ascar de Cruz Alta e da Unidade de Cooperativismo (UCP) da Instituição, reuniram-se, pela manhã, com o secretário municipal de Educação, Flávio dos Santos. À tarde, o encontro foi com dirigentes da 9ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
Para o sociólogo da UCP da Emater/RS-Ascar, Erico Soares, aproximar fornecedores e compradores é um grande acerto. "O trabalho permitirá maior agilidade e monitoramento no processo de comercialização entre os fornecedores, agricultores familiares, e os compradores, escolas de Cruz Alta", avaliou. 
Encaminhamentos
Com a secretaria Municipal de Educação ficou acertada para o dia 07 de julho uma reunião. Na ocasião, a secretaria pretende apresentar aos agricultores familiares o cardápio, elaborado por nutricionista, que precisa ser suprido. No dia seguinte, 08 de julho, a reunião será com fornecedores de outras cidades, os quais poderão vir a atender a demanda que, por ventura, não possa ser satisfeita pelos agricultores de Cruz Alta. 
De parte da 9ª CRE ficou acertada uma oficina sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para diretores das escolas estaduais de Cruz Alta. Nesse dia, agricultores familiares irão apresentar seus produtos aos professores. 
Pnae
De acordo com o Governo Federal, o Pnae é o maior e o mais antigo programa de alimentação escolar do mundo, criado em 1955.
São atendidos pelo Programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público).
O controle social do Programa é exercido por meio do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário