quinta-feira, 30 de junho de 2016

Participantes da Rede Save Food Brasil discutem desperdício de alimentos

Participantes da Rede Save Food Brasil discutem desperdício de alimentos




Participantes da Rede Save Food Brasil discutem desperdício de alimentos
30/06/16 - 13:02 


O desperdício de alimentos vai ser destaque nesta quinta-feira no último dia do Sustainable Food Summit da América Latina, realizado na capital paulista. O assunto interessa do produtor ao consumidor, passando pela indústria e pelo varejo: Um terço de tudo o que é produzido para consumo humano se perde antes de chegar à mesa, causando um prejuízo anual de US$ 940 bilhões (R$ 3 trilhões), segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
A recém-lançada rede Save Food Brasil, cuja campanha global é liderada pela FAO e no Brasil tem apoio institucional da Embrapa e do WRI Brasil (instituição de pesquisa global), montou um stand no fórum para mobilizar os participantes em torno da perda e do desperdício de alimentos, estimada em 41 mil toneladas ao ano no país. E vai mostrar em palestras e discussões que acontecem na tarde desta quinta-feira (30) os diferentes impactos sociais, econômicos e ambientais destes alimentos que vão para o lixo sem necessidade, além de mostrar que as soluções existem.

“Muitos países têm conseguido reduzir o índice de perdas e desperdícios de alimentos, mas os desafios ainda são muitos. O mundo do futuro não pode permitir o grande desperdício de alimentos e de recursos naturais e, principalmente, precisa combater a poluição e as emissões de gases de efeito estufa que estes desperdícios produzem no meio ambiente,” defende Alan Bojanic, representante da FAO no Brasil.
Além de advogar a maior eficiência no transporte e na embalagem de alimentos, a rede Save Food Brasil está em fase de engajamento de parceiros e membros, e tem como mensagem principal a mudança de atitude. “É necessário um forte engajamento da sociedade civil, dos produtores, dos governos para fixar metas concretas de redução do desperdício e das perdas dos alimentos, não só no Brasil, mas em todo o mundo”, defende Bojanic, que abrirá as discussões no início da tarde.
Na mobilização da sociedade, a rede Save Food Brasil também tem auxiliado “legisladores com pareceres técnicos para fundamentar projetos estaduais e federais ligados à questão da perda e desperdício”, lembra o pesquisador da Embrapa, Murillo Freire.
O Brasil aos poucos avança nesse tema. Desde o ano passado, na Assembleia Legislativa de São Paulo, tramita um projeto de autoria do vereador Ricardo Young (PV), que obriga os estabelecimentos que comercializam alimentos a doarem os que ainda são próprios para consumo, mas perderam o valor comercial. O projeto prevê que estes alimentos não poderão mais ser jogados em aterros sanitários e serão doados para vulneráveis, processados para produção de ração animal ou usados na compostagem para produzir adubo orgânico.
A redução da perda e desperdício de alimentos reduz não só a pressão sobre o clima, mas a poluição da água e do solo. A Coordenadora de Mudanças Climáticas do WRI Brasil destaca que se a perda e o desperdício fossem “um país”, este país “seria o terceiro maior emissor de gases que provocam o efeito estufa no mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos”.
Em 2015 a Organização das Nações Unidos lançou 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser perseguidos por todos os países membros. Entre eles, a meta de reduzir a perda e desperdício de alimentos pela metade em todo o mundo até 2030. “Estamos muito confiantes de que a formação da rede Save Food Brasil irá conectar as pessoas para promover maior cooperação sobre o tema no Brasil”, destaca Freire.

SERVIÇO:
PALESTRAS COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA – DIA 30 DE JUNHO

14 HORAS
Global Food Loss & Waste Reduction (Perda Global de Alimentos e Redução do Desperdício)
Alan Bojanic – FAO

14:30 HORAS
Environmental Impacts of Food Loss & Waste (Impactos ambientais da perda e Desperdício de Alimentos )
Viviane Romeiro - WRI Brasil

17 HORAS
Mitigating Food Waste by Changing Consumer Behavior (Mitigando desperdício de comida ao Mudar Comportamento do Consumidor)
Gustavo Porpino, Analista de Comunicação – Embrapa

17:30 HORAS
Painel - Overcoming Sustainable Consumption Barriers (Superando Barreiras ao Consumo Sustentável)

Endereço: Hotel Pestana - Rua Tutóia 77, São Paulo
www.pestana.com/en/pestana-sao-paulo-hotel/


Agrolink com informações de assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário