quarta-feira, 29 de junho de 2016

Há 'evidências concretas' de melhora da economia, diz Meirelles

29/06/2016 22h18 - Atualizado em 29/06/2016 22h18

Há 'evidências concretas' de melhora da economia, diz Meirelles




Medidas econômicas têm objetivo de longo prazo, destacou ministro.
Ele participou de evento com o setor empresarial em São Paulo.

Taís LaportaDo G1, em São Paulo



O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira (29) que há "evidências concretas" de que a economia está reagindo às primeiras medidas adotadas pela nova equipe econômica para equilibrar as contas públicas e recuperar o nível de confiança. A afirmação foi feita durante evento que premiou o setor empresarial em São Paulo.

Meirelles declarou estar confiante de que haverá apoio no Congresso para a votação de medidas fiscais como o limite do aumento para os gastos públicos pela inflação do ano anterior e a renegociação das dívidas dos estados com a União, que teve como contrapartida o controle de despesas por parte dos governos.

“Minha mensagem é de otimismo, não só porque a curva da confiança já mostra que entramos em outra trajetória [da economia]. Mesmo que ainda tenhamos quedas na atividade econômica aqui e ali, o importante é persistir para que essas medidas sejam todas aprovadas”, afirmou o ministro.

Meirelles disse, ainda, que as medidas adotadas até agora pelo governo visam dar uma sinalização para o longo prazo. “Estou pensando no Brasil para os próximos anos, não estou preocupado quanto tempo vou ficar sentado nesta cadeira [referindo-se às incertezas do cenário político]”.

Ainda segundo Meirelles, a recuperação dos índices de confiança é o primeiro sinal de que a economia já sinaliza uma trajetória de estabilização. “A confiança começa a voltar mais rapidamente, as taxas de risco começam a cair e já vemos algo disso nos mercados, sem ainda termos a votação por exemplo desta emenda [que limita o aumento de gastos], uma indicação de que o processo já esta em andamento”, acrescentou
.
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário