domingo, 26 de fevereiro de 2017

Parque une belíssimas paisagens com preservação da natureza no Chile

Edição do dia 26/02/2017
26/02/2017 09h17 - Atualizado em 26/02/2017 09h17




Parque une belíssimas paisagens com preservação da natureza no Chile




Vegetação do Parque Pumalin emoldura lagos e serve de abrigo a uma diversidade de animais.

Helen MartinsChile


O sul do Chile, com paisagens belíssimas, é uma região onde um ambientalista comprou grande área de terra para formar o Parque Pumalin, que une exuberância com preservação da natureza.
“De um ponto de vista existencial, você tem que fazer o que pode. Estamos todos na mesma estrada”, diz o americano Douglas Tompkins. Há 55 anos, Douglas Tompkins escolheu percorrer uma a estrada que leva a paisagens belíssimas. Ela fica no Chile, na região dos lagos, na cidade de Chaitén.

O nome do parque Pumalin logo nos remete ao animal: o puma. Um felino das américas que, no Brasil, é conhecido como suçuarana.  Alguns povoam os 300 mil hectares do parque. As lindas paisagens atraem turistas do mundo todo. A advogada alemã, Elke, levou um caminhão da Alemanha para o parque, no Chile. “A natureza aqui é fantástica. A floresta autêntica é muito linda”, declara.

A região é de floresta úmida temperada, onde a precipitação de chuva chega a seis mil milímetros ao ano. Herardo Quicel, que trabalha no local há 12 anos, acompanhou a equipe de reportagem para conhecer uma das trilhas onde diversas espécies de plantas foram catalogadas.

A vegetação emoldura lagos, rios de água cristalina, cachoeiras e dá abrigo a uma diversidade de animais, inclusive muitas aves, como a bandurria, ou curicaca, no Brasil. À noite a equipe de reportagem registrou um pudu, que é um pequeno cervo. E pela manhã foram saudados por um casal de golfinhos, nadando tranquilo na Caleta Gonzalo.
Veja no vídeo a reportagem completa que mostra a exuberância da paisagem e os animais que vivem no parque.
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2017/02/parque-une-belissimas-paisagens-com-preservacao-da-natureza-no-chile.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário