sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Emater e Seduce firmam parceria para projeto de visitas escolares

Emater e Seduce firmam parceria para projeto de visitas escolares




Emater e Seduce firmam parceria para projeto de visitas escolares
24/02/17 - 17:02 

Na sexta-feira (24), a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) recebeu parte da equipe da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) para apresentar o projeto Educação para Inovação. A reunião foi realizada na Estação Experimental de Nativas do Cerrado, em Goiânia, onde as ações do programa pretendem ser iniciadas ainda no primeiro semestre de 2017.
Educação para Inovação é um projeto da Emater que tem como objetivo levar conhecimento sobre ecossistemas do Cerrado e despertar estudantes do ensino fundamental para a importância da preservação ambiental. A proposta é que, por meio de visitas guiadas, os alunos também possam conhecer mais sobre pesquisas realizadas na área agrícola e fortalecer os laços que unem o meio urbano ao meio rural.
O presidente da Emater, Pedro Arraes, explicou que estão sendo desenvolvidos materiais específicos para tratar dos assuntos na linguagem das crianças e declarou ainda que o projeto pretende reformular a imagens sobre o setor rural entre os jovens. "Precisamos desmistificar a ideia de que o campo é ruim, e que os produtores que vivem lá destroem o meio ambiente", defendeu Arraes.
Durante o encontro, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, foi representada pelo superintendente Executivo de Educação, Marcos das Neves. O gestor aprovou a iniciativa e declarou que mais de 40 escolas em Goiânia estão em condições de participar do projeto. "Vamos classificar as 10 melhores escolas para darem início ao projeto e programar as visitas", planejou o superintendente.
Parcerias
Emater e Seduce já possuem parceria para execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Por meio desse trabalho, produtores assessorados pela Agência fornecem alimentos para a merenda das escolas em todo o estado. Além disso, as instituições trabalham juntas em projetos de elaboração de hortas e realização de oficinas de soja para alimentação humana em unidades estaduais de educação.
A gerente de Merenda Escolar da Seduce, Fátima Vauldimar Costa Silva, considerou que a parceria ainda pode ser estendida a estudantes do ensino médio. A professora lembrou que, no Novo Ensino Médio, os alunos podem direcionar melhor os estudos e o conhecimento sobre as atividades de pesquisa agropecuária podem levar à escolha de uma profissão relacionada ao campo. "A vinda a um centro de pesquisa só tem a enriquecer o conhecimento dos alunos. Isso leva até mesmo a um direcionamento dos estudantes em relação ao curso de graduação que eles querem fazer", avaliou.
Emater e Seduce definiram um grupo de trabalho que irá consolidar o projeto de parceria, que deverá ser firmado formalmente entre as duas instituições.
Roteiro
Além da reunião de apresentação dos trabalhos, o grupo cumpriu o roteiro que as crianças irão realizar dentro do projeto Educação para Inovação. O trajeto conta com visitas a áreas de compostagem, ao horto de plantas medicinais, ao orquidário, ao viveiro de mudas e ao bosque de fruteiras nativas do Cerrado.
Também participaram das atividades o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural Pesquisa Agropecuária, Antelmo Teixeira Alves, e a diretora de Pesquisa Agropecuária, Maria José Del Peloso, além de gerentes da Agência e outros membros da equipe da Seduce.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário