quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Chuvas ainda devem ficar concentradas sobre a região Central do Brasil nos próximos dias

Publicado em 31/01/2018 15:44


Modelos climáticos convergem com previsão de mais chuvas para região Central do Brasil e acumulados diários podem chegar a até 100 mm no Centro-Oeste. No Sul do país, chuvas voltam somente na segunda semana de fevereiro.
Confira a entrevista com Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet
LOGO nalogo
Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), destaca nesta quarta-feira (31) que as chuvas se confirmaram para o Centro-Norte do Brasil, bem como a região Sul enfrenta uma condição mais escassa. Isso ocorre porque uma circulação de alta pressão empurra toda a nebulosidade para a região sudeste.
Além disso, a Zona de Convergência do Atlântico Sul também segue em ação. O Tocantins chega a ter pontos com acumulados de até 45mm, volumes que tendem a continuar e, até mesmo, aumentar para o Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
No Sul, as temperaturas ficaram mais baixas, com registros de geadas em algumas localidades. Com a alta pressão se deslocando para o oceano, um leve aquecimento começa a voltar para a região, inibindo a formação de nuvens.
Para os próximos dias, a tendência é que haja uma diminuição drástica para as chuvas no Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul. No Mato Grosso, Goiás, norte de Minas Gerais e Espírito Santo, os volumes podem ultrapassar os 100mm.

Por: Jhonatas Simião e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário