terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Produtores devem ficar atentos aos manejos para a cultura da soja

Soja

Produtores devem ficar atentos aos manejos para a cultura da soja


Clima foi um dos principais fatores que interferiu no desenvolvimento da cultura nessa safra
Por:  
Publicado em 30/01/2018 às 14:42h.
A soja é a grande aposta do produtor rural da região oeste do Paraná, que tem na cultura a maior fonte de renda extraída da terra, por isso o produtor deve ficar atento às oportunidades de se fazer os manejos no momento ideal. Nesta safra o clima foi um dos principais fatores que interferiu no desenvolvimento da cultura e impediu os produtores de fazer os devidos manejos para controle de pragas e doenças no momento correto, o que interfere na produtividade da soja.
Manejos
Durante entrevista para o programa de rádio da Cooperativa na manhã desta segunda-feira, dia 29, o engenheiro agrônomo, Marcos Simon, falou da importância de o produtor ficar atento com relação aos manejos para controle de percevejos, pois está é uma praga que suga o grão mesmo com a soja já em fase de colheita. Ele fez um alerta aos produtores, principalmente aqueles que fizeram a semeadura ou pouco mais tarde, com relação ao controle da ferrugem asiática, tendo em vista que é uma doença extremamente agressiva e interfere significativamente a produtividade da soja.
Dessecagem
“Outro fator que devemos ficar atentos é o período ideal de se fazer a dessecagem da planta para a colheita. A dessecação ela tem que ser entendida como um manejo dentro da cultura e não simplesmente uma interrupção de ciclo para antecipar a colheita. Ela é muito importante sim, mas se deve ter muito cuidado para evitar perdas acentuadas de rendimento de grãos. É importante que antes de tomar qualquer decisão precipitada o produtor procure o seu agrônomo, que irá ajudar a tomar a decisão mais correta”, alerta o engenheiro agrônomo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário