terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Bovinocultura de Mato Grosso inicia ano com menos capacidade ociosa em frigoríficos

Bovinocultura de Mato Grosso inicia ano com menos capacidade ociosa em frigoríficos

Estadão Conteúdo
27 Fev 2018 - 13:42
Bovinocultura de Mato Grosso inicia ano com menos capacidade ociosa em frigoríficos
Foto: Ilustração/Internet
Os frigoríficos de Mato Grosso começaram o ano mais produtivos. Em janeiro, a utilização da capacidade instalada atingiu 53,37%, índice 10,02 pontos porcentuais maior do que registrado em igual mês de 2017, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Com isso, no mês passado, o Estado abateu 451,4 mil cabeças, 6% a mais do que em igual período do ano passado. "O atual momento do ciclo pecuário, que demonstra cada vez mais fêmeas indo para a linha de abate (participação de 48,33% em janeiro/18), incentivou a abertura de diversas plantas frigoríficas nos últimos meses", diz o Imea em relatório.

O instituto afirma que há ainda muito espaço produtivo a ser preenchido. "Mesmo assim, a expectativa de aumento na oferta de animais e o histórico de crescimento da pecuária mato-grossense tem animado as indústrias e já há expectativas para abertura de mais frigoríficos", diz.

Ao longo de 2017, Mato Grosso ampliou e diversificou sua produção. Cinco unidades foram abertas ou reabertas no ano passado, em Nova Xavantina, Mirassol do Oeste, São José dos Quatro Marcos, Barra do Bugres e Várzea Grandes. Além das plantas reativadas no ano passado, a Marfrig confirmou a reabertura da unidade de Pontes e Lacerda em 2018 e a Frigol arrendou a planta de Juruena. Fora isso, neste mês, a JBS ampliou em 50% a capacidade de abate de bovinos no frigorífico de Barra do Garças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário