terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

IGP-M desacelera alta a 0,07% em fevereiro com queda de agropecuários no atacado, diz FGV

Reuters
27 Fev 2018 - 08:43
IGP-M desacelera alta a 0,07% em fevereiro com queda de agropecuários no atacado, diz FGV
Foto: Ilustração/Internet
O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) desacelerou a alta a 0,07 por cento em fevereiro depois de subir 0,76 por cento em janeiro, diante da queda nos preços dos produtos agropecuários no atacado e do alívio da pressão dos alimentos no varejo.

Os dados divulgados nesta terça-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV) ficaram praticamente em linha com a expectativa em pesquisa da Reuters de variação negativa de 0,01 por cento.

Os dados da FGV mostram que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do indicador geral, caiu 0,02 por cento em fevereiro contra avanço de 0,91 por cento no mês anterior.

No IPA, os Produtos Agropecuários apresentaram em fevereiro queda de 0,71 por cento, após avanço de 0,17 por cento em janeiro. Já os preços dos Produtos Industriais desaceleraram a alta a 0,21 por cento no período, de 1,15 por cento.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30 por cento no IGP-M, mostrou menor pressão no varejo ao registrar alta de 0,28 por cento em fevereiro, sobre 0,56 por cento antes.

A desaceleração teve como principal influência o grupo Alimentação, cujos preços passaram a subir 0,07 por cento em fevereiro, ante 1,11 por cento no mês anterior, movimento impactado em grande parte pelo comportamento de hortaliças e legumes.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) desacelerou a alta a 0,14 por cento em fevereiro, de 0,28 por cento no mês anterior.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário