quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Farelo sobe 24% no ano, puxa as cotações da soja em Chicago e traz novas oportunidades de negócios para produtor brasileiro

Publicado em 28/02/2018 16:49 e atualizado em 28/02/2018 17:40



Atuais patamares de preços da soja no mercado interno são os melhores do ano e voltam a remunerar produtor
LOGO nalogo
Nesta quarta-feira (28), o mercado da soja teve mais uma sessão de alta na Bolsa de Chicago, com as cotações alcançando novos patamares - como o contrato Maio/18, que voltou a fechar acima dos US$10,50/bushel.
Marcos Araújo, analista de mercado da Lansing Trade Group, comenta que o farelo vem atuando como líder do complexo soja, acumulando alta de mais de 24% em 2018, enquanto a soja em grão teve alta de 8,7%. Este fator é reflexo das perdas na Argentina, maior exportador mundial do subproduto.
Inicialmente, o potencial produtivo da Argentina era de 57 milhões de toneladas. Agora, esse potencial está em torno de 47 milhões de toneladas, podendo sofrer ainda novas quedas.
O movimento do farelo não reflete no óleo de soja, já que este possui produtos substitutos como o óleo de palma, o óleo de canola e o óleo de girassol. Como o esmagamento de soja também aumentou nos Estados Unidos para atender à demanda de farelo, o excesso de óleo de soja pressiona as cotações.
Mesmo com a queda na produção argentina, os Estados Unidos ainda possuem grandes estoques de soja e poderiam aumentar esse esmagamento, bem como a China também poderia exportar farelo e ração animal para o sudeste asiático.
No Brasil, a soja gira em torno de R$79 no porto, valor que Araújo considera remunerador para a atividade, trazendo oportunidades de venda para os produtores.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário