terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Dia de Campo em Bom Jesus vai expor novidades no cultivo de feijão

Dia De Campo

Dia de Campo em Bom Jesus vai expor novidades no cultivo de feijão


Evento demonstrará avanços em produtividade e qualidade atingidos com fertilização à base de cálcio e enxofre no grão
Por:  
Publicado em 27/02/2018 às 16:18h.
Um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, mas que ainda carece de informações para melhorar e até ampliar sua produção, o feijão poderia ser uma boa alternativa à soja, como rotação de cultura. Com poucas pesquisas e informações sobre seu cultivo no Rio Grande do Sul, deixamos de plantar e conhecer as variedades desta planta. A afirmação é da Arns Pesquisa e Consultoria, que realiza no dia 1º de março o Tech Feijão, especialmente voltado para esta leguminosa. O evento acontece em Bom Jesus (RS), na fazenda Três Marias, e deve reunir centenas de participantes entre expositores e produtores que terão a oportunidade de conferir as novidades e produtos expostos nas parcelas experimentais cultivados na propriedade.
O Tech Feijão vai demonstrar variedades, adubação, inoculação, tratamento de sementes e fungicidas. Empresas especializadas vão expor o que há de novo em cada área para o cultivo do feijão, abordando inclusive os cuidados com o solo através do equilíbrio químico necessário para potencializar os resultados na lavoura.
Uma das expositoras do evento é a SulGesso, empresa catarinense que apresenta soluções em fertilizante mineral, essencial para atingir uma estabilidade produtiva. A cultura do feijão exige solos ricos em matéria orgânica e em elementos fertilizantes para nutrir o solo e, para isso, a SulGesso desenvolveu o SulfaCal, fertilizante granulado à base de sulfato de cálcio, com os macronutrientes cálcio e enxofre solúveis. Produtores de todo o país estão experimentando o custo-benefício que este produto oferece, apresentando várias soluções em um único produto: auxilia na descompactação do solo; enraizamento; redução do alumínio tóxico; lavoura mais resistente à seca e, consequentemente um aumento de produtividade.
A engenheira agrônoma da Arns, Ingrid Arns, desenvolveu experimentos no feijão com o SulfaCal, tendo observado resultados satisfatórios. “Ano passado realizamos o ensaio utilizando o SulfaCal isolado e o SulfaCal misturado com o fertilizante tradicional (MAP), como adubação de base, tendo um ótimo resultado em ambos os casos. E este ano repeti o experimento, utilizando o MAP isolado e comparando com a mistura do MAP somado de SulfaCal”, explica Ingrid. Nos dois experimentos, o SulfaCal se mostrou superior desde o início do desenvolvimento da cultura até o resultado final, na safra. Na prática, os resultados apareceram. Nas parcelas experimentais onde foi utilizado apenas o fertilizante MAP, o feijão rendeu 63 sacas por hectare. Já na parcela que utilizou somente SulfaCal, o número foi de 66 sacas/ha e o experimento onde foi utilizado o SulfaCal somado ao MAP, o resultado foi de 71 sacas/ha. A parcela experimental sem nenhum fertilizante rendeu 61 sacas por hectare. “Percebemos que há pouca diferença quando se usa apenas o fertilizante comum ou deixamos a planta sem adubação. Mas, quando misturados, os dois fertilizantes trouxeram um resultado muito mais satisfatório”, acrescenta a engenheira agrônoma, que destaca como efeito principal o suprimento de cálcio e enxofre do SulfaCal, fazendo uma sinergia com o adubo fosfatado MAP, apresentando efeitos radiculares até a parte aérea da planta.
Para o diretor técnico e engenheiro agrônomo da SulGesso, Eduardo Silva e Silva, o resultado desse experimento pode ser comparado à cultura da soja, por serem leguminosas da mesma família. “Os benefícios são bem parecidos, a diferença está nos ciclos e na quantidade que cada uma absorve e exporta de cálcio e enxofre por hectare”, explica Eduardo. Nas leguminosas, é essencial a presença do enxofre, que ajuda a planta a se nutrir de nitrogênio. “No experimento realizado pela Arns com feijão, o resultado foi praticamente de 10 sacas a mais por hectare quando utilizados em conjunto SulfaCal e MAP. Podemos comparar isso com os efeitos que o produto tem na soja, porque são plantas muito parecidas”, acrescenta o agrônomo.
A região onde acontece o Tech Feijão, nordeste do RS, é a maior produtora de feijão do estado, com cerca de 30 mil hectares cultivados apenas em Vacaria. O evento será aberto ao público a partir das 9 horas e se estende por toda a manhã. Para participar basta entrar em contato com a Arns Pesquisa e Consultoria, no fone: (54) 3232 3516

Nenhum comentário:

Postar um comentário