sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Com o apoio da CNA, Oeste da Bahia cria polo de irrigação



Publicado em 27/09/2019 17:51


A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil participou do lançamento do Polo de Irrigação do Oeste da Bahia, no município de Barreiras, na quinta (26). A região se destaca pela eficiência da agricultura irrigada.
A expectativa é que o polo crie um ambiente favorável para a expansão da atividade com a utilização da tecnologia de produção, propiciando a sustentabilidade da irrigação em longo prazo.
O assessor técnico da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA, Gustavo Goretti, acompanhou o evento, que teve a participação de aproximadamente 100 produtores irrigantes.
“A região possui grande potencial de crescimento da área irrigada e se diferencia pelo clima propício, água em abundância e solos favoráveis à tecnologia de produção. Além disso, está em uma posição estratégica em relação a grandes centros urbanos e às capitais da região Nordeste”, observa o assessor técnico.
Durante o lançamento, foram apresentados os desafios e as potencialidades para a expansão da agricultura irrigada. “O aumento de carga de energia elétrica é a principal demanda dos produtores. A região possui grande potencial de água subterrânea. Aproximadamente 80% das bacias hidrográficas da região possuem grande disponibilidade para o aumento da área irrigada”, observou Goretti.
A vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Carminha Missio, também prestigiou a cerimônia de lançamento. Carminha vai compor o comitê gestor do Polo de Irrigação do Oeste da Bahia.
O evento ainda contou com a presença de representantes dos sindicatos de produtores rurais de Luís Eduardo Magalhães e de Barreiras; da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), Associação de Produtores de Projetos de Irrigação, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e representantes dos órgãos estaduais de meio ambiente e da agricultura.
Tags:
 
Fonte: CNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário