segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Trump sugere que presidente de comitê da Câmara deveria ser preso por "traição"



Publicado em 30/09/2019 11:20


WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, intensificou seus ataques contra o parlamentar que lidera o inquérito de impeachment a seu respeito nesta segunda-feira, sugerindo que o deputado Adam Schiff seja preso por "traição".
É provável que a declaração aumente as críticas à maneira como Trump está lidando com o escândalo que atinge sua presidência, derivado de uma conversa telefônica de 25 de julho na qual pediu ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, para investigar o rival democrata Joe Biden e seu filho.
O telefonema foi incluído na denúncia de um delator do setor de inteligência dos EUA que despertou a suspeita de que o presidente procurou condicionar uma ajuda à Ucrânia a um favor político.
"O deputado Adam Schiff inventou ilegalmente um comunicado falso e terrível, fingiu ser meu como a parte mais importante de meu telefonema ao presidente ucraniano e o leu em voz alta ao Congresso e ao povo americano. Ele não tinha nenhuma relação com o que eu disse no telefonema. Prisão por traição?", tuitou Trump.
Trump pareceu se referir a comentários feitos por Schiff durante uma audiência do Comitê de Inteligência da Câmara dos Deputados, que este preside. Schiff disse que seus comentários parodiaram os que Trump fez na ligação a Zelenskiy.
O presidente, do Partido Republicano, vem atacando cada vez mais seus oponentes políticos desde que democratas da Câmara anunciaram na terça-feira que iniciariam um inquérito de impeachment.
Ele comparou o delator e autoridades da Casa Branca que deram informações ao delator a espiões e insinuou que cometeram traição.
O inspetor-geral de Inteligência Nacional considerou a queixa do delator crível e urgente, e a principal autoridade de inteligência dos EUA disse que o delator agiu de boa fé.
(Por Makini Brice e Doina Chiacu)
Tags:
 
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário