quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Chuva começa a se consolidar e safra 19/20 deve desenvolver sem maiores problemas no Paraguai



Publicado em 27/11/2019 14:06 e atualizado em 27/11/2019 16:10

Produtores do Paraguai que também estavam sofrendo com a irregularidade de chuvas, começam a ver o cenário a melhorar para o desenvolvimento da safra 2019/20. Depois de passar por um período com condições climáticas críticas, a estação chuvosa começa a se consolidar no país vizinho.
Assim como no Brasil, o início da estação chuvosa no Paraguai também deveria ocorrer por volta do fim de setembro e início de outubro, sobretudo nas áreas mais ao sul do país e próximo da fronteira com os estados brasileiros, Mato Grosso do Sul e o Paraná. "No entendo a irregularidade das chuvas em setembro e em outubro, proporcionaram volumes muito abaixo do esperado em todas as regiões do país", afirma Tiago Robles, meteorologista da Oráculo Meteorologia.
De acordo com os dados estudados por Tiago, os volumes nas principais regiões produtores vêm ficando abaixo desde o mês de setembro, quando foram registrados volumes baixos entre 5 a 30 milímetros de precipitação. Em outubro, os volumes foram um pouco mais altos, mas ainda assim ficaram abaixo do necessário, 40 a 140 mm. Segundo Tiago, as informações de quanto choveu no mês de novembro nas áreas agrícolas ainda não foram divulgadas e os dados devem ser publicados no final deste mês.
"Mesmo chovendo mais (em outubro), as chuvas ocorreram em poucos dias, ou seja, não uma distribuição temporal. Em ambos os meses os volumes ficaram abaixo do esperado de 40 a 80 milímetros em setembro e 60 a 100 mm em outubro", explica Tiago Robles.
No último dia 21, em entrevista ao Notícias Agrícolas, Eno Michels - presidente da Asssociação dos Produtores de Soja, Oleagionosas e Cereais do Paraguai) afirmou que o plantio já estava sendo encerrado, mas que produtores continuavam preocupados se as chuvas aconteceriam com volumes suficientes para recuperar toda a umidade do solo.
Nesta quarta-feira (27) Eno confirmou que as chuvas começaram a chegar na terça-feira, com volumes expressivos. "Ontem choveu bem em todas as áreas de produção 50 a 110 milímetros", afirmou. A expectativa agora é de que a safra se desenvolva sem maiores problemas. 
Segundo Michels, casos de replantio da soja foram registrados na região de Santa Rita, onde produtores rurais escolheram "plantar no pó" e acabaram prejudicados pela falta de chuva. "O plantio foi no começo de setembro daí com a escasez de chuva tiveram problema mas temos que esperar para saber o quanto", afirma Michels. 
De acordo com o meteorologista, a região centro-sul, onde está concentrada a maior produção de grãos, foi a que teve o maior impacto negativo. "Uma vez que choveu menos do que esperado, com má distribuição e temperaturas muito elevadas, ou seja, uma condição bastante estressante", comenta Robles. As temperaturas máximas registraram entre 2 e 5ºC acima da média esperado.
Para os próximos dias ainda são previstas poucas chuvas, mas a tendência, segundo Tiago, é de que bons acumulados sejam registrados no início do mês. Segundo as informações meteorológicas, as chuvas agora tendem a acontecer de forma bem distribuída em boa parte do país, com exceção somente para o extremo sul, onde as condições ainda indicam certa irregularidade.
"O cenário agora é bastante otimista. As chuvas se regularizam o que representa o estabelecimento da estação chuvosa, sem risco para ocorrência de veranicos. Para boa parte das regiões produtoras, umidade não deve faltar para o desenvolvimento e nem dias de sol. O maior risco ainda está para o extremo sul do país, onde pode não chover o suficiente até o fim do ano", finaliza Tiago.
Veja o mapa de precipitação dividido em três períodos para Paraguai: 
Paraguai
Fonte: Oráculo Meteorologia
Tags:
 
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário