quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Ministério corrige dados das exportações em novembro e saldo acumulado no mês passa a +US$2,7 bi



Publicado em 28/11/2019 15:06

BRASÍLIA (Reuters) - A Secretaria de Comércio Executivo do Ministério da Economia corrigiu os dados das exportações brasileiras registradas em novembro, elevando em 3,8 bilhões de dólares o fluxo da vendas externas acumuladas no mês em relação ao informado anteriormente.
Pelas novas informações divulgadas nesta quinta-feira, o país exportou nas quatro primeiras semanas deste mês o equivalente a 13,5 bilhões de dólares, ante os 9,7 bilhões de dólares reportados antes.
Em nota, o ministério afirmou apenas que "foram detectadas inconsistências relacionadas à transmissão e à recepção dos dados para processamento das estatísticas de comércio exterior". Segundo a Pasta, a atualização dos dados é um procedimento normal, mas a alteração significativa em novembro "foi ocasionada por um evento não usual".
Foram revisados os dados de exportação das quatro primeiras semanas do mês. De acordo com os novos números, no acumulado do mês a balança está superavitária em 2,7 bilhões de dólares. Os dados anteriores apontavam um déficit de 1,099 bilhão de dólares, indicando que novembro encaminhava-se para fechar em território negativo, situação que não ocorria desde novembro de 2014, quando registrou-se déficit de 2,4 bilhões de dólares.
De acordo com os novos dados, o país acumula no ano um superávit comercial de 37,6 bilhões de dólares até a quarta semana de novembro.
O ministério também afirmou, contudo, que técnicos da área ainda estão monitorando possíveis alterações não usuais no mês de outubro.
(Por Gabriel Ponte)
Tags:
 
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário