sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Final de semana será de chuvas expressivas no Centro-Oeste e Sudeste



Publicado em 06/12/2019 10:34 e atualizado em 06/12/2019 11:22


A previsão indica que o final de semana terá condições de chuvas para a região Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Segundo o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as condições de massa de quente e úmido que estava atuando sobre o Mato Grosso do Sul avançam para as demais regiões, além da atuação de uma frente que formada no Rio Grande do Sul que já começa a chegar no sudeste do Brasil. 
O modelo Cosmo do Inmet indica que na região Central do país, as chuvas tendem a ser mais expressivas no Mato Grosso, com destaque para o norte do estado onde são previstos acumulados de até 50 milímetros nas próximas 48 horas. Nas demais regiões, os volumes devem ficar entre 20 e 30 milímetros de precipitação. 
A partir de domingo, dia 8, as previsões indicam que as chvuas também ficarão mais volumosas em Goiás, onde são previstas chuvas em todo o estado com destaque para a região central onde podem ser registrados volumes de até 40 milímetros de precipitação. 
"Uma grande quantidade de nuvens carregadas se formam e provocam pancadas de chuva que podem ser fortes. Pode chover forte nas capitais Brasília, Cuiabá e Goiânia", destacou a Climatempo. 
A frente fria formada na região sul do país, avança para o Sudeste e os mapas não indicam chuvas para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, segundo o Cosmo, podem acontecer chuvas pontuais e com volumes mais baixos em Santa Catarina e no Paraná. 
No Sudeste, os volumes continuam expressivos no estado de Minas Gerais. Os mapas indicam que a região central do estado pode receber precipitações de até 50 milímetros em alguns pontos. Nas demais áreas os volumes tendem a ficar entre 20 e 30 mm. As chuvas são intensas em Minas Gerais desde o último final de semana. 
Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 
93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 
 

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

No período de 6 até 14 de dezembro, o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosféria Nacional (NOAA, na sigla em inglês), indica chuvas volumosas para o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. 
Neste período, o NOAA indica um corredor de chuvas expressivas, que desce do norte do país atingindo as duas regiões com volumes entre 100 e 125 milímetros de precipitação. 
O NOAA indica ainda que devem chover no Matopiba neste período, com previsão de precipitação até 80 milímetros no Tocantins, pontos do Maranhão e Piauí. 
Já no período de 14 até 22 de dezembro, os mapas indicam que as chuvas continuarão atingindo as regiões, porém em volumes mais baixos, além de começar avançar para o sul do país. 
No Centro-Oeste e no Sudeste, os volumes tendem a diminuir ficando entre 80 e 90 milímetros, com destaque para pontos de Minas Gerais, onde podem ficar mais volumosa com até 100 milímetros de precipitação. 
Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 
NOAA
Fonte: Inmet 

Últimas 24 horas

Confirmando as previsões, nas últimas 24 horas os volumes mais expressivos foram registrados em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, norte do Tocantins e alguns pontos da região sul do país. 
No Mato Grosso do Sul os volumes foram mais expressivos nas regiões centro e sul do estado, com volumes entre 30 e 40 milímtros de precipitação. 
No Sul do país, os volumes foram significativos no estado do Paraná. Na região norte, em alguns pontos, os acumulados chegaram a 60 milímetros de precipitação. Na área oeste os volumes ficaram entre 25 e 30 mm. 
Em Minas Gerais, onde havia condição de granizo para algumas regiões, as chuvas mais expressivas atingiram o oeste do estado, com precipitação entre 20 e 30 milímetros. 
No Centro-Oeste, as chuvas mais significativos foram registradas no leste de Goiás, entre 25 e 30 milímetros de precipitação. Já no Tocantins, as chuvas mais expressivas foram registradas na região norte do estado, com volumes de até 400 milímetros de precipitação.
Tambám choveu no sul do Maranhão, onde as precipitações foram registradas entre 25 e 30 milímetros de precipitação. 
Veja o mapa de precipitação das últimas 24 horas em todo Brasil: 
24 horas - Inmet
Fonte: Inmet 
Foto em Tapejara (RS). Envio do Tecnólogo em Agronegócio Vagner Três
Foto em Tapejara (RS). Envio do Tecnólogo em Agronegócio Vagner Três
Soja em Costa Machado (SP) Envio de Rodrigo Bondezan
Soja em Costa Machado (SP) Envio de Rodrigo Bondezan
Dia de Campo da Plantar em Cascavel (PR). Envio de Ari Antonio Scherer
Dia de Campo da Plantar em Cascavel (PR). Envio de Ari Antonio Scherer​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolasou use a hashtag #imangensdodia
 
Tags:
 
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário