sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

República Dominicana quer exportar frango para Cuba



Publicado em 06/12/2019 11:19


A República Dominicana poderia exportar carne de frango para Cuba, de acordo com declarações do presidente da Associação dos Produtores de Frango do Norte (ASOPOLLON), José López, para uma mídia local do país.
López se referiu aos estudos que estavam sendo desenvolvidos sobre a viabilidade de vender frango para a Ilha. "Se for rentável em um momento prudente, poderemos estar vendendo carne branca aos irmãos cubanos", afirmou.
Além disso, o estudo mencionado acima refere que “os líderes das organizações de criadores de frango do Norte” solicitaram “no nível do governo tomar as medidas necessárias para reativar a exportação de carne de frango para os mercados do Haiti, Cuba e Venezuela”.
"Eles também instaram o Ministério da Agricultura a depositar cópias da certificação sanitária para reiniciar a exportação para os países vizinhos", acrescenta.
Da mesma forma, foram tomadas medidas em relação à inserção de outros produtos, como ovos, para possível troca comercial.
Cuba enfrenta escassez cíclica, na qual o frango geralmente é recorrente. No início deste ano, houve uma crise alimentar notável. A mídia relatou aglomerações constantes de pessoas nas entradas dos mercados de Havana , nas quais eles só podiam adquirir, ocasionalmente, dois pacotes para cada comprador.
Em Santiago de Cuba, a escassez de frango, mesmo nos círculos infantis, preocupava os pais que confiavam seus filhos aos cuidados desses centros. Naquela época, uma mulher chegou a dizer que frango e óleo eram vistos apenas "nos noticiários da televisão" .
Outro cubano denunciou nos últimos dias que, na falta de comida, a administração de uma loja do estado de Havana permitia que vários sacos de frango apodrecessem em uma geladeira aberta e com sinais óbvios de descuido.
O regime cubano não parou de importar frango dos Estados Unidos , embora continue a culpar a escassez do embargo. Até agosto de 2019, 60% do total que entrou no ano anterior havia entrado na ilha.
Tags:
 
Fonte: Avicultura Industrial

Nenhum comentário:

Postar um comentário