quarta-feira, 30 de outubro de 2013
Campos de Júlio é a porta de entrada da caravana em MT
Campos de Júlio é a porta de entrada da caravana em MT
Campos de Júlio é a porta de entrada da caravana em MT
30/10/13 - 11:20
A Expedição Soja Brasil iniciou na terça-feira (29) suas atividades em Mato Grosso pelo município de Campos de Júlio (553 quilômetros ao noroeste de Cuiabá). A caravana foi recebida pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais do município, Ademir Rostirolla. Em resumo, a baixa comercialização dos grãos e a iminente ameaça da helicoverpa armigera, são as grandes preocupações dos produtores neste início do ciclo 2013/14.
Segundo ele, na safra 2013/14, serão produzidas 500 mil toneladas de soja em Campos de Júlio, o que equivale a 150 mil toneladas a mais que na safra passada. Até o momento, 40% da produção foram comercializados antecipadamente. No mesmo período do ano passado, 65% da safra já haviam sido negociados. No entanto, o presidente tem uma visão positiva da comercialização do grão. "Os fundamentos econômicos que apontavam a queda do preço da safra de soja não se sustentam e temos comprador. Acredito que os produtores estejam esperando para ver o que acontece com a safra nos Estados Unidos".
Etanol – O município é o primeiro no país a desenvolver a produção de etanol a partir do milho, como forma de agregar valor e ampliar o consumo do cereal no Estado, produção essa que mesmo sendo se segunda safra, foi a maior do país na safra passada.
Com investimentos de R$ 47 milhões, a Usimat, que já produz etanol de cana, passará a operar com o milho. A previsão é processar 90 mil toneladas do cereal nesta safra, gerando 31 milhões de litros.
Diário de Cuiabá
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário