quarta-feira, 30 de outubro de 2013
Trabalhadores são qualificados na área da suinocultura no Médio-Norte de MT
Trabalhadores são qualificados na área da suinocultura no Médio-Norte de MT
30/10/2013 13:59
Quinze funcionários de uma granja de Tapurah (430 km de Cuiabá), estão sendo qualificados por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Sindicato dos produtores Rurais de Tapurah e a Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat). O treinamento teve início dia 21 de outubro e se encerra nesta sexta-feira.
Segundo o analista do Senar e gestor do PNDS, Wlademiro Pereira Neto, a qualificação tem o objetivo de treinar a mão de obra que trabalha em granjas suinícolas, principalmente os novatos, para unificar e padronizar os processos produtivos da suinocultura brasileira. "Nesse contexto Mato Grosso tem um papel muito importante, já que figura como o quinto maior produtor de suíno do país com um rebanho que oscila entre 1,5 a 1,6 milhões de animais", comentou Pereira Neto.
De acordo com a gerente sindical, Roseli Zanelatto, esta é a segunda turma do PNDS realizada no município. "A primeira turma ocorreu no mês de agosto com 16 participantes da mesma granja", destacou.
O gestor do projeto cita que além de Tapurah, o PNDS já foi realizado nas cidades de Diamantino, Campo Novo e Nova Mutum. A qualificação já beneficiou cerca de 1000 pessoas em todo o estado.
PNDS – O Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura tem carga horária de 104 horas. É administrado em seis módulos: "Toda Granja"; "Reprodução"; "Maternidade"; "Creche"; e "Recria e Terminação". Além de Mato Grosso o PNDS é desenvolvido no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Ceará, entre outros.
Fonte: So Notícias/Agronotícias com assessoria
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário