sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

SC: Cooperja comemora sucesso das colheitas e produção de sementes de arroz irrigado

30/01/15 - 08:20 A Cooperativa Agropecuária de Jacinto Machado (Cooperja) comemora o sucesso das colheitas e produção de sementes de arroz irrigado. Tornou-se referência nacional seguindo um rigoroso processo de produção e certificação das sementes. Desde a safra de 1984 a produção de sementes da cooperativa é certificada pela Associação Catarinense dos Produtores de Sementes de Arroz Irrigado (ACAPSA). Na safra de 2014/2015 a Cooperja conta 504,3 hectares de área inscrita para a produção de sementes de arroz irrigado, divididos em 38 associados, totalizando 45 campos, todos conduzidos no sistema pré-germinado. Ao todo são produzidas seis cultivares , nas classes de Certificada 1 (C1) e Certificada 2 (C2). O associado Inerci dos Santos, de 58 anos, morador do município Mampituba no Estado Gaúcho é uma das provas da dedicação com a lavoura de sementes. Produtor de sementes a oito anos, Santos trabalha com a ajuda do filho Agílio, na produção de 100 hectares de arroz, sendo 25 hectares disponibilizados para o cultivo de sementes para Cooperja. “É um trabalho que exige cuidado diariamente, mas estou feliz pois cada colheita a qualidade apresentada vale todo esforço”, destaca. Em São João do Sul, o associado João Ronaldo de Souza, de 65 anos, planta 27 hectares para produção de sementes em um total de 80 de área destinada ao arroz. "Já fazem 10 anos que sou produtor de semente para Cooperativa e me orgulho muito disso. Tenho comigo o meu filho João Vitor que me ajuda na roça desde pequeno, e nós dois sabemos o cuidado diário que é dispensado para o cultivo de sementes. Se tem duas coisas que me orgulho nesta vida, a primeira é minha família e a segunda é de ter me associado na Cooperja, é uma empresa que prima pela qualidade e o bom atendimento da equipe”, elogia. Engeplus Autor: Mariana Noronha

Nenhum comentário:

Postar um comentário