quarta-feira, 12 de julho de 2017

Produtores de MS escolhem abobrinha como renda extra e faturamento alcança R$ 136 mil



Produtores rurais de Mato Grosso do Sul encontraram na abobrinha uma alternativa de renda extra



Produtores rurais de Mato Grosso do Sul encontraram na abobrinha uma alternativa de renda extra. Após o atendimento realizado pelo programa Hortifruti Legal, do Senar/MS – Serviço nacional de Aprendizagem Rural, 16 agricultores familiares optaram pelo cultivo da hortaliça e o resultado foi uma colheita de 80 toneladas, rendendo mais de R$ 136 mil em um ano. Ao todo, o trabalho de assistência técnica e gerencial abrange 21 municípios sul-mato-grossenses.
Elencado entre os 10 produtos mais vendidos, o cultivo da ‘Menina Brasileira’ quando bem manejado, pode contribuir para um expressivo aumento na receita dos produtores familiares. É o caso do Dejair Santos de Carvalho, morador no sítio Vida Nova, há 11 anos, localizado no município de Terenos. Em menos de seis meses, o produtor já cultivou e comercializou cerca de 7 mil quilos do produto e está satisfeito com o resultado. “Minha família trabalha com pecuária de leite, mas, sempre plantamos abóbora para consumo próprio. Com as explicações recebidas do técnico resolvi começar o plantio com mil covas, no espaço de 2.000 metros quadrados e os resultados me surpreenderam tanto, que vou destinar mais espaço para cultivo, inclusive diversificando e iniciando também o cultivo da abóbora Paulista”, relata.
De acordo com o produtor, o trabalho é feito por ele e o pai, enquanto que a esposa e a mãe cuidam da higienização das abobrinhas que são comercializadas por intermédio da cooperativa Cooplaf – Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária de Corte e Leiteira e da Agricultura Familiar de Terenos. “Já fiz o planejamento da cultura com orientação do Victor e além da abobrinha, estou preparando outro espaço para investir na produção de pimentão, pois, é outro produto com bastante saída e alto valor agregado”, argumenta Carvalho.
O engenheiro agrônomo, Victor Almeida é o responsável pelo atendimento do produtor e mais 29 famílias da região. Ele destaca algumas particularidades que devem ser observadas para que a produção obtenha produtividade e qualidade. “A recomendação feita ao produtor é de que faça um bom preparo da área, pois, as abóboras possuem um sistema radicular frágil que não se desenvolve bem em solos compactados ou mal drenados. Além disso, é necessária uma boa adubação no plantio e cobertura e um controle atento das pragas que podem danificar os frutos e inviabiliza-los para consumo”, detalha.
O técnico aponta que o planejamento feito em conjunto com o produtor possibilitou logo na primeira colheita, uma produtividade eficiente. “No primeiro ciclo conseguimos uma produtividade de 3.500 quilos de abobrinha colhidas e comercializadas, o que significa 17,5 toneladas por hectare, no período de 75 dias. Em razão da resposta positiva do manejo estamos investindo em tecnologias como irrigação por gotejamento e fertirrigação para diminuir os custos de mão-de-obra e esperamos obter produtividades acima de 25 toneladas por hectare”, acrescenta Almeida.
Na avaliação da gestora do Departamento de Assistência e Gerencial do Senar/MS, Mariana Urt, a metodologia do Senar/MS é assertiva por ser desenvolvida com critério de planejamento e análise de mercado antecipada. “Estes resultados são possíveis devido a realização de uma pesquisa comercial nos municípios assistidos pela ATeG Hortifruti Legal onde conseguimos captar a demanda de produtos locais e com isto direcionar o trabalho dos técnicos de campo junto aos produtores”, conclui.
Apreciada pela maioria dos consumidores brasileiros, a abobrinha é uma hortaliça originária do continente Americano que se caracteriza pelas diversas opções de consumo, expressivo teor nutritivo e por ser uma opção saudável para as pessoas que investem na reeducação alimentar. Em Mato Grosso do Sul, o produto também é bastante procurado pelos produtores da agricultura familiar por ser uma cultura de ciclo curto (50 a 70 dias).

Data de Publicação: 12/07/2017 às 08:00hs
Fonte: FAMASUL - FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DE MATO GROSSO DO SUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário