sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Café: Produtores vietnamitas enfrentam seca e aguardam por monções no ano que vem



Publicado em 27/09/2019 14:16 e atualizado em 27/09/2019 17:25



Produtores de café do Vientã estão enfrentando seca para produção do grão e aguardam pelo período das monções, apenas entre abril ou maio do ano que vem. As informações são do site China Dialogue.
"Os cafés parecem maduros por fora, mas o fruto está seco e pequeno demais porque não teve chuva suficiente", diz Y Bel Eban, de 28 anos, da região de Krong, cidade de Buon Ma Thuot.
Para o site, Eban disse que foi registrado apenas 30 minutos de chuva na última estação na região produtora, mas as lavouras precisam, normalmente, de precipitações a cada 15 a 20 dias.
Cerca de 95% do café de todo o Vietnã é produzido na região do planalto central do país, onde fica localizada a cidade de Buon Ma Thuot.
O rio Srepock, que fornece água para pelo menos 60 milhões de pessoas no país, está secando diante das condições climáticas adversas e atingiu os níveis mais baixos em 100 anos.
Os produtores de café do país aguardam as chuvas das monções, que costumam ocorrer entre os meses de abril e maio. Ou seja, somente no ano que vem.
"No passado, as chuvas chegavam mais cedo e no tempo e o tempo era mais previsível", disse Eban ao site chinês. "Nas nos últimos anos o clima foi excepcionalmente duro".
* Com informações do site China Dialogue
Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário