sexta-feira, 30 de agosto de 2013
Começa colheita do sorgo no Parque de Exposições em Batalha (AL)
Começa colheita do sorgo no Parque de Exposições em Batalha (AL)
Começa colheita do sorgo no Parque de Exposições em Batalha (AL)
30/08/13 - 00:00
A colheita do sorgo forrageiro começou nesta quarta-feira (28), no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha, administrado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). O material colhido é da variedade SF-15, a que melhor se adapta às condições da região sertaneja, e será usado para produção de silagem para alimentar os animais criados no parque para realização dos cursos de inseminação artificial.
Além da forragem para os animais, o material colhido também vai fornecer sementes, que serão distribuídas aos agricultores da região em 2014, por meio do Programa de Sementes. De acordo com o administrador do Parque de Exposições, o agrônomo João Petrúcio, a estimativa é uma colheita de 60 toneladas de massa verde de sorgo por hectare.
O sorgo SF-15 é uma variedade que foi obtida pela então Diretoria de Pesquisa da Seagri (Dipap), hoje Diretoria da Emater/AL, em parceria com o Instituo Agronômico de Pernambuco (IPA) e já foi registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
“O sorgo SF-15 é um cultivar avaliado e recomendado, tendo como principal finalidade a produção de silagem para as bacias leiteiras de Alagoas e Pernambuco e demais regiões similares do Nordeste brasileiro”, explicou o engenheiro agrônomo e pesquisador da Emater, Fernando Gomes.
“Um hectare de sorgo produz entre 50 e 80 toneladas de massa verde, enquanto um hectare de milho produz em torno de 18 toneladas por hectare. O sorgo consome apenas 50% da água consumida pelo milho, dessa forma, tem mais resistência aos períodos de estiagem. O sorgo também é mais resistente a pragas do que o milho”, avaliou o pesquisador.
“Todos os criadores de gado de leite já têm por hábito preparar a silagem para garantir alimento no período da seca, mas geralmente fazem com milho. Muitos já estão fazendo com o sorgo devido à distribuição desse tipo de sementes pelo Estado e aos Dias de Campo realizados pela Seagri e pela Emater para explicar a importância”, comentou o agrônomo João Petrúcio.
Agência Alagoas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário