quarta-feira, 30 de outubro de 2013
Sojicultores na região de Tangará da Serra enfrentam atraso nas semenstes de soja
Sojicultores na região de Tangará da Serra enfrentam atraso nas semenstes de soja
30/10/2013 09:28
Alguns sojicultores em Tangará da Serra estão preocupados porque ainda não receberam as sementes para plantarem a safra de soja. Enquanto que em algumas regiões, como Sorriso (campeão nacional em produção) o plantio foi concluído, na região de Tangará tem produtores que não recebem uma determinada variedade de semente. Parte deles comprou com antecedência e ainda não recebeu o produto. Alguns acabaram recebendo outra variedade e plantaram com atraso. Além do 'fantasma' da lagarta Helicoverpa e das chuvas irregulares, uma parte dos fazendeiros também recebeu as sementes fora do prazo firmado na compra antecipada.
O produtor Davi Bernardes declarou que recebeu com 13 dias de atraso. "Existe uma programação da primeira safra, das variedades transgênicas, para depois plantar a segunda safra (algodão, pipoca, feijão..). E como que fica ?. (A empresa) Programou a entrega no dia 10 e a semente foi chegar no dia 23. Existe toda a progamação que fura tudo. Haverá perda de produtividade no mínimo de 10 a 15% na safra", criticou, em entrevista ao Rural BR. "Nós estamos fazendo nossa parte. Gostaria que as empresas produtoras de sementes fizessem a sua", acrescentou.
Uma enquete feita pela Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho no Estado de Mato Grosso) aponta que 39% dos produtores vão receber as sementes com atraso e praticamente 15% não vão sequer receber o produto.
Tangará da Serra produziu, na safra passada, 250 mil toneladas de soja.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário