quinta-feira, 28 de agosto de 2014
Mato Grosso precisa investir R$ 53 bilhões em infraestrutura logística, prevê CNT
O Estado precisará investir R$ 53,7 bilhões se quiser melhorar sua capacidade logística
O Estado precisará investir R$ 53,7 bilhões se quiser melhorar sua capacidade logística. É o que aponta o quito Plano Nacional de Transporte e Logística, da Confederação Nacional de Transportes (CNT), divulgado recentemente. O maior investimento em infraestrutura, cerca de RS 18 bilhões, seria para construir 2,7 mil km de ferrovias. Entre os projetos apontados pelo documento está a Ferrovia de Integrac¸a~o Centro-Oeste no Mato Grosso (FICO). Atualmente, o edital está sendo preparado para que a obra, orçada em R$ 6 bilhões, entre em processo licitatório. O projeto original estabalece que a Fico terá 1.065 km, ligará Lucas do Rio Verde a Campinorte (GO) e estima-se que deve derrubar em 30% os custos com transporte de grãos, madeira, combustível e demais produtos. Entretanto, a CNT ressalta que, para suprir a real necessidade de interligação do eixo leste-oeste brasileiro, o trecho deveria ter 1.365 km apenas no estado de Mato Grosso, com mais 265 km em Goiás. Os outros projetos de ligac¸a~o ferrovia´ria no Mato
Grosso, apresentados pela CNT, são Rondono´polis a Cuiaba´ (220 km), Cuiabá-Santarém (807 km) e Vila Rica a Ribeirão Cascalheira (367 km).
O estudo também prevê que para construir, duplicar e pavimentar rodovias no Estado, o investimento será de mais de R$ 11 bilhões. Somente para recuperar rodovias existentes o custo seria de R$ 2,6 bilhões. Um dos trechos necessários para recuperação é o da BR-163 no trecho de Campo Verde a Itiquira (MT). Entre estradas federais e estaduais, Mato Grosso tem 7.587 km de malha viária.
Atualmente, a rodovia representa uma das únicas alternativas para escoamento da produção que segue, quase que em sua totalidade, para o porto de Santos (SP). No seu projeto, a CNT aponta que uma solução seria a interligação da BR-163 com a hidrovia Teles Pires – Tapajós, iniciando na região de Alta Floresta (Nortão) e indo até o Pará. Caso a hidrovia saísse do papel, a rodovia ficaria como principal via de escoamento de produção do eixo centro-norte, que vai de Itaítúba (PA) a Mundo Novo (MS). Com isso, a produção teria acesso ao porto de Santarém (PA), o que baratearia os custos com frete, uma vez que o trecho é menor.
O Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso ultrapassa R$ 71 bilhões. Somente com o imposto do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), Mato Grosso arrecadou em 2013 mais de R$ 800 milhões.
Data de Publicação: 28/08/2014 às 17:40hs
Fonte: Só Notícias/Agronotícias
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