domingo, 31 de agosto de 2014
Queda no preço do algodão preocupa produtores do Mato Grosso
Apesar do aumento do algodão em agosto, o preço já caiu 20% este ano. Em Mato Grosso, maior produtor nacional, a safra cresceu bastante.
31/08/2014 08h15 - Atualizado em 31/08/2014 09h42
Do Globo Rural
Em Campo Verde, na região sudeste de Mato Grosso, a colheita de 230 hectares de algodão está no fim na fazenda de Carlos Rodrigo Bernardes da Silva. A produtividade média é considerada boa, cerca de 250 arrobas por hectare. “Ocorreu tudo bem e choveu além do que a gente imaginava. Veio uma chuva mais tarde um pouco, que ajudou a alcançar essa produtividade”, conta.
Em Mato Grosso foram plantados este ano 643 mil hectares, 35% a mais que na safra passada. A previsão é colher nesta safra quase 967 mil e 500 toneladas de algodão, 40% a mais que no ano passado.
saiba mais
Expansão no mercado do leite anima produtores e cooperativas do RS
O produtor Carlos Rodrigo Bernardes da Silva está satisfeito. Além de colher mais este ano, conseguiu um preço bom pela arroba do algodão. Ele vendeu antecipadamente 70% da produção por 63 reais a arroba, um preço bem melhor que o atual, que é de 54 reais na região. “Vimos que era uma ótima oportunidade de nós travarmos os custos e talvez um pouquinho mais da produção”, declara.
Na fazenda do produtor Benjamenm Zandonadi, a colheita passa da metade. Parte do que ele colheu, está guardada em fardos esperando pelo beneficiamento
“Nós estamos preocupados hoje em entregar os contratos já firmados desde o ano passado, que no meu caso corresponde a 50% da previsão de produção. Em seguida vamos analisar a questão de exportação também. É um mercado que temos que estar sempre atuando, porque o preço hoje no mercado disponível, a indústria nacional, está difícil de realizar”, declara.
Segundo o IMEA – Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, o preço médio do algodão hoje é 27% menor que o registrado no mesmo período do ano passado. O presidente da Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão explica que o baixo preço tem a ver com o crescimento da oferta do produto aqui no Brasil e também lá fora.
“Os Estados Unidos vão colher uma safra espetacular, que faz tempo que eles não vinham colhendo. A china também vai colher bem. Então isso faz com que o preço do algodão não suba muito, porque não tem motivo”, comenta Milton Garbugio, presidente da Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão – AMPA
A safra dos Estados Unidos também deve crescer bastante este ano: 35% em relação a 2013.
tópicos:
Campo Verde, China, Economia, Estados Unidos, Mato Grosso
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário