quinta-feira, 28 de agosto de 2014
Pesquisadores analisam coeficientes técnicos e indicadores financeiros dos sistemas de produção para cada bioma
A partir de dados de campo dos participantes, planilhas eletrônicas vinculadas foram preenchidas com informações sobre o local e a viabilidade econômica dos plantios com espécies que atendam ao Código Florestal
Durante o curso do Projeto Biomas para a “Análise de viabilidade econômica de sistema de produção”, realizado de 18 a 20 de agosto na Embrapa Cerrados, os 20 participantes analisaram um conjunto de planilhas eletrônicas com os cálculos de sistemas de produção de referencia que propõem avaliar estes sistemas com espécies arbóreas em cada um dos seis biomas brasileiros.
A partir de dados de campo dos participantes, planilhas eletrônicas vinculadas foram preenchidas com informações sobre o local e a viabilidade econômica dos plantios com espécies que atendam ao Código Florestal, seja para Área de reserva legal (ARL), Área de Preservação Permanente (APP) ou Área Produtiva (ASP).
Marcelo Francia Arco-Verde, palestrante do curso e pesquisador do Projeto Biomas e da Embrapa Florestas (Colombo, PR), explica que o bom aprendizado dos participantes e a inclusão de resultados concretos e consistentes geraram encaminhamentos pós-curso. Assim, equipes de cada bioma vão analisar mais detalhadamente os dados experimentais utilizados para subsidiar uma publicação com os coeficientes técnicos e indicadores financeiros do sistema de produção usado como exemplo para aquele bioma. “O grupo entendeu que cada bioma tem informações inéditas que, após analise, vão estimular que outros experimentos também possam ser medidos e avaliados.” – explica Arco-Verde. Ele acrescenta que o trabalho de análise de viabilidade técnica e financeira já vem acontecendo em outros projetos da Embrapa, inclusive, com a liderança da Embrapa Cerrados e que o tema também atraiu pessoas que não estão incluídas diretamente no Projeto Biomas.
Impressões dos participantes
“O mais interessante do curso foi a construção passo a passo da planilha, que com certeza vamos usar no nosso projeto. A iniciativa do curso foi muito boa, visto que uma carência concreta hoje nos projetos de pesquisa é a possibilidade de avaliar a questão de custos e benefícios. Foi muito importante permitir a participação de participantes de outros projetos.” – João Roberto Correia, pesquisador na área pedologia e etnopedologia na Embrapa Cerrados.
“Foi uma ótima oportunidade, uma vez que se tratou de um curso bastante pertinente e fundamental para a execução do meu trabalho na gestão de projetos ambientais na Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável – SDR/ Ministério do Meio Ambiente. Pelo fato de o MMA atuar em todos os biomas brasileiros, pudemos conhecer um pouco da realidade e dificuldades dos plantios em sistemas de produção em cada um desses cenários. Foi engrandecedor do ponto de vista profissional e pessoal.” – Adriana Silva, engenheira florestal e analista ambiental – SDR/MMA.
SOBRE O PROJETO BIOMAS
O projeto Biomas, fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é uma iniciativa inédita no Brasil e tem como objetivo identificar formas sustentáveis para viabilizar a propriedade rural brasileira considerando o componente arbóreo em seus sistemas propostos. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros. O Projeto Biomas tem o apoio do SEBRAE, Monsanto, John Deere e Vale Fertilizantes.
Data de Publicação: 28/08/2014 às 17:10hs
Fonte: Assessoria de Comunicação Digital do Sistema CNA/SENAR com Embrapa Cerrados
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário