quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Produção de suco de uva traz renda para agricultores catarinenses

Produção de suco de uva traz renda para agricultores catarinenses





Produção de suco de uva traz renda para agricultores catarinenses
29/09/16 - 16:49 



Agricultores catarinenses investem na produção de sucos de uva para melhorar a renda na propriedade rural. Na safra 2015/16, foram mais de 2,5 milhões de litros de suco de uva produzidos em Santa Catarina, e é nesse setor que o agricultor Neuto José Nuncio e a esposa, Aneli Maria Nuncio, de Caibi, no Extremo Oeste Catarinense, decidiram investir. Após anos dedicados à produção de leite, milho e fumo, Neuto e Aneli mudaram de ramo e se encantaram pela produção de vinhos e sucos.

Os agricultores já produziam vinho de forma artesanal no porão de sua casa, mas com o apoio do Programa SC Rural a atividade se profissionalizou e passou a ser fonte de renda para família. Assim surgiu a Cantina Nuncio e desde então a produção saltou de 600 litros em 2013 para 9,6 mil litros em 2015.

A mudança começou em 2014, quando o casal recebeu recursos do SC Rural no valor de R$25.663,00 para investir na melhoria do sistema de produção da uva. Eles ampliaram a área de parreiras em 0,5 hectares, adquiram materiais de construção e equipamentos para estruturar a cantina e se adequar à legislação. Segundo Neuto, o apoio financeiro do SC Rural e a orientação técnica prestada pelos extensionistas da Epagri de Caibi e do Programa Gestão de Negócios e Mercado foram fundamentais para chegar à situação atual da Cantina Nuncio. Hoje o produtor é
sócio da Cooperativa de Agricultores e Produção Agroindustrial Familiar de Caibi (Coapafac).

Segundo o secretário executivo regional do Programa SC Rural em São Miguel do Oeste, Mateus Luiz Seganfredo, após a reestruturação da propriedade e do negócio da família Nuncio, a produção de vinho ampliou consideravelmente.  Para a próxima safra, Neuto pretende produzir dois mil litros de sucos de uva e 9,5 mil litros de vinho, diversificando a oferta de produtos fabricados de forma artesanal e com a qualidade típica dos produtos da agricultura familiar.

Ao longo dos últimos seis anos, o SC Rural já apoiou nove famílias de agricultores que quiseram investir na implantação e melhoria de empreendimentos voltados para produção de sucos e vinhos. Em 2015, a produção de uvas em Santa Catarina ultrapassou as 69 mil toneladas e a maior parte da área plantada está concentrada no Alto Vale do Rio do Peixe, com destaque para os municípios de Videira, Pinheiro Preto e Tangará.

Programa SC Rural

O Programa SC Rural nasceu em 2011 e termina em junho de 2017, é executado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial e destina recursos não reembolsáveis a empreendimentos da agricultura familiar, mediante contrapartida dos beneficiários. Os empreendimentos apoiados abrangem atividades agrícolas ou não agrícolas (como o turismo rural) por meio de projetos de caráter estruturante, de melhorias de sistemas produtivos ou planos de negócios, além de outras ações implementadas por cooperativas e associações de agricultores familiares.

O SC Rural é coordenado pela Secretaria da Agricultura e da Pesca e, por envolver atividades multissetoriais, é executado por diversas instituições: Epagri, Cidasc, Fatma, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Secretaria de Infraestrutura.
 

Agrolink com informações de assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário