sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Projeto "De onde vem nosso alimento?" desperta interesse de alunos de Sarandi

Projeto "De onde vem nosso alimento?" desperta interesse de alunos de Sarandi





Projeto
30/09/16 - 09:36 


No mês de setembro foi iniciado o roteiro de visitas às propriedades rurais do município de Sarandi, que fazem parte do Projeto "De onde vem nosso alimento?". A ação proporcionará aos alunos das escolas municipais de Sarandi conhecerem a realidade das famílias rurais, as formas de produção de alimentos e a importância da agricultura familiar para a vida de todos. Esta é uma atividade multidisciplinar desenvolvida pela Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal da Educação e Conselho de Alimentação Escolar (CAE).
Ao todo, serão realizadas 10 visitas. Um dos roteiros passa pela propriedade da família Brandt, localizada na Linha Acampamento. A agroindústria de panificados, o sistema integrado de suínos, a produção de leite e grãos, são os destaques da propriedade visitada pelos estantes. No mesmo dia, eles conhecem a produção de verduras e legumes dos agricultores, Claci e Natalício Hart, na comunidade Beira Campo.
Em outro roteiro, os jovens visitam a propriedade do casal, Fábio e Ângela De Luca, na Linha Pinhalzinho, que tem a fruticultura e a olericultura como fonte de renda. A produção de morangos da família Ganassini, no Distrito Barreirinho, também fazem parte da visita programada para os alunos.
"Ao conhecerem onde e como são produzidos os alimentos consumidos em nosso dia a dia, bem como na merenda escolar, os alunos são desafiados a compreenderem a história, a geografia, a matemática, a ciência, a religiosidade, as diferentes linguagens, enfim, tudo que remete à produção de um alimento, que em nossos pratos parecem tão simples, mas que ao serem consumidos levam ao nosso organismo, além de energia e nutrientes, sabor, satisfação, orgulho e vida", destacou a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Lisiane Paula Staggemeier Mattje.
A intenção do projeto é que os alunos conheçam a realidade das famílias rurais, para despertar neles a valorização pela produção dos alimentos oriundos da agricultura familiar. Da mesma forma, o projeto visa à melhoria da qualidade da alimentação dos alunos, a partir do consumo de alimentos mais saudáveis e naturais. 
Junto com a extensionista, o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Graciel Albino Maggioni, acompanha as visitas realizadas com os alunos. "Queremos mostrar às crianças e adolescentes como se formam as frutas, verduras e legumes, o leite, a carne, além de mostrar os mais variados sistemas de produção, mostrando que o alimento não nasce no supermercado, mas que envolve muito trabalho realizado pelos agricultores até chegar à mesa dos consumidores", completou Lisiane.
Ao findar o projeto, os alunos que visitaram as propriedades disseminarão seus conhecimentos, apresentando o que aprenderam aos demais colegas, professores e pais. A proposta desse trabalho é encerrar as ações em outubro, no dia 16, data que celebra o Dia Mundial da Alimentação.
Esse é mais um dentre inúmeros projetos desenvolvidos pela região que estão inseridos na Campanha Regional Produza seu Alimento e Colha Saúde, promovido pelo Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário