sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Sucesso de inscrições, Seminário Erva-mate XXI acontece na próxima semana

Sucesso de inscrições, Seminário Erva-mate XXI acontece na próxima semana





Sucesso de inscrições, Seminário Erva-mate XXI acontece na próxima semana
30/09/16 - 10:08 



Cerca de 300 pessoas vão participar do Seminário Erva-mate XXI, que acontece de 5 a 7 de outubro em Curitiba/PR. Com o auditório lotado, a organização comemora a resposta positiva do setor ervateiro ao tema do evento: a modernização no cultivo e diversificação do uso da erva-mate. "O setor ervateiro passa por um momento em que são necessárias discussões sobre novos produtos, mercados e exportação, e inovação, além, é claro, dos desafios da pesquisa e atualização do sistema de produção da espécie para dar apoio a este salto", pondera o coordenador do evento, Ives Goulart, da Embrapa Florestas. "E são estas potencialidades que serão discutidas, trazendo novidades tanto ‘dentro da porteira' quanto ‘fora'", explica.
Caravanas organizadas a partir do Paraguai e do interior do Paraná estão entre os participantes, além de técnicos, pesquisadores, empresários, produtores rurais e profissionais envolvidos com o setor ervateiro.
A erva-mate é uma espécie presente no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, com forte impacto na economia agrícola destes estados, uma vez que é cultivada em mais de 30 mil propriedades rurais. Fazem parte da economia ervateira aproximadamente 700 indústrias beneficiadoras, além de produtores localizados em 486 municípios, gerando em torno de 700 mil empregos.
Além das palestras, o evento também conta com sessão pôster, onde estarão em exposição 49 trabalhos, sendo que 10 foram selecionados pela Comissão Científica para também serem apresentados oralmente.
Uma feira com estandes de expositores estará à disposição no hall do evento, com instituições ligadas ao setor ervateiro, além de fornecedores de insumos e equipamentos. A parte cultural da erva-mate também não será deixada de lado, com uma exposição de quadros do Museu Paranaense que retratam a história da erva-mate. A exposição está a cargo do projeto Matte Cultural.
O Seminário é uma promoção da Embrapa Florestas, Ibramate, Instituto de Florestas do Paraná, Instituto Emater Paraná, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná/Curitiba e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O evento tem patrocínio de: Chimarrão Bitumirim, Sindimate Paraná, Leão Alimentos e Bebidas, Heide Extratos Vegetais, Erva-mate Ximango, Golden Tree Reflorestadora, Menon e Veiga Arquitetura, Brehmer Equipamentos, Sanepar, Fundomate, Casa do Chimarrão, Chimarrão Shop, Chá da Serra e Monsanto BioAg. Entre os apoiadores institucionais estão a Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Epagri, Emater/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Casa Familiar Rural de Cândido de Abreu, Matte Cultural, Museu Paranaense, Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA – Argentina), Instituto Nacional de la Yerba Mate (INYM - Argentina).

Nenhum comentário:

Postar um comentário