Programa desenvolvido pela Frísia busca empreendedores que identifiquem e criem soluções para os desafios no campo; inscrições já estão abertas para os temas Agropecuária Sustentável e Indústria 4.0
O agronegócio integra há algum tempo produtos e serviços inovadores para aprimorar processos e melhorar resultados. Mas ainda há um caminho desafiador a ser percorrido. A Frísia, com tradição nesse segmento, lançou o Digital Agro Connection e selecionará seis startups para desenvolverem soluções inovadoras para o agronegócio e a cadeia produtiva. As inscrições para o programa vão até o dia 22 de junho deste ano.
De forma rápida, o mercado alterou sua maneira de agir devido à inovação e, com o tempo, os processos mudaram, reduzindo custos e tempo de entrega. “Vendo essa necessidade de melhorar os processos no agronegócio, a Frísia desenvolveu esse programa de inovação, que tem várias frentes de trabalho. O Digital Agro Connection é uma dessas frentes para aumentar ainda mais a cultura de inovação, mas também contribuir para toda a comunidade, região, conectando vários parceiros em um ecossistema de inovação”, explica o analista de Estratégia e Inovação da Frísia, Fábio Solano.
Serão em torno de dois meses de inscrição de startups, iniciada dia 13 de abril, em que as concorrentes informam qual dos dois temas querem trabalhar: Agropecuária Sustentável ou Indústria 4.0. Depois, haverá um mês (até 22 de julho) para selecionar as startups, por nota, de acordo com uma classificação, que será baseada nas soluções apresentadas.
Nessa classificação, serão escolhidas 12 startups, para, em seguida, sobrarem apenas seis, três para cada um dos temas. “As startups, para participarem, já devem estar consolidadas no mercado, ter pelo menos alguma venda de produto ou serviço e já ter um projeto pronto”, explica Solano.
Etapas
As primeiras etapas, após a seleção das seis integrantes, terão monitorias e treinamentos (workshops), tudo online, dessa forma, não haverá necessidade, nesse primeiro momento, da presença dos profissionais das startups escolhidas na matriz da Frísia, em Carambeí (PR).
Após a seleção, as participantes poderão apresentar uma prova de conceito (POC), ou seja, uma proposta de trabalho que tem uma apresentação da startup, com informações como quem são os integrantes, qual a área de atuação, qual o projeto e como isso está alinhado com os desafios da cooperativa.
Em seguida, detalham como será o trabalho, quanto tempo irá demandar e qual o suporte a cooperativa pode fornecer, por exemplo. Elas oferecerão esse projeto para a cooperativa, podendo ter uma possibilidade de custeio na prova de conceito.
Premiação
Entre os prêmios que as startups escolhidas receberão, está a participação na próxima edição da Digital Agro, uma das principais feiras de tecnologia digital do Brasil, que, devido à pandemia do Covid-19, teve a data adiada, ainda sem previsão.
Além disso, elas terão dez horas de treinamentos, mentorias e workshops para se aprimorarem durante o programa. Outra vantagem é que serão pré-selecionadas para o Desafio Paraná de Startups, organizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
As startups ainda poderão fazer prova de conceito na Frísia, com possiblidade de custeio do investimento e potencial de parceria com a cooperativa e/ou a Unium (marca do sistema de intercooperação entre Frísia, Castrolanda e Capal). Também poderá ter acesso a um fundo de investimento da própria Frísia.
Etapas
Inscrições – 13/04 a 22/06
Período para as startups escolherem o tema de interesse (Agropecuária Sustentável ou Indústria 4.0).
Período para as startups escolherem o tema de interesse (Agropecuária Sustentável ou Indústria 4.0).
Hunting’n Dev – 23/06 a 22/07
Seleção de acordo com as pontuações adquiridas.
Seleção de acordo com as pontuações adquiridas.
Workshop Business Model e Imersão – 23/07 a 12/08
Aprofundamento das squads nas problemáticas e modelo de negócio da Frísia;
Aprofundamento das squads nas problemáticas e modelo de negócio da Frísia;
Visitas técnicas programadas;
Workshop de cocriação Business Model.
Workshop de cocriação Business Model.
Demoday e proposta de POC – 13/08 a 11/09
Período destinado para apresentação das propostas de Provas de Conceito (POC).
Período destinado para apresentação das propostas de Provas de Conceito (POC).
Start POC e Sprints – 14/09 a 13/11
Aplicação das experimentações e provas de conceito na cooperativa e indústria pelas startups selecionadas;
Sprints online ou presenciais em Carambeí (PR);
Mentorias das sprints;
Mentoria técnica sob demanda.
Aplicação das experimentações e provas de conceito na cooperativa e indústria pelas startups selecionadas;
Sprints online ou presenciais em Carambeí (PR);
Mentorias das sprints;
Mentoria técnica sob demanda.
Demoday Final – 16/11 a 18/12
Apresentação do pitch final pelas equipes de trabalho para banca examinadora e demais participantes.
Apresentação do pitch final pelas equipes de trabalho para banca examinadora e demais participantes.
Rodada de Negócio – 07/12 a 18/12
Negociação com as áreas interessadas na POC.
Negociação com as áreas interessadas na POC.
Data de Publicação: 30/04/2020 às 07:40hs
Fonte: Frísia Cooperativa Agroindustrial
Fonte: Frísia Cooperativa Agroindustrial
Nenhum comentário:
Postar um comentário