quarta-feira, 29 de abril de 2020

Hortifruti: Quiabo - das roças para a alta gastronomia

Publicado em 29/04/2020 08:32


O baixo investimento inicial, a elevada produtividade e a rusticidade tornam o quiabo uma cultura de fáceis implantação e manejo. De 2015 a 2019, o preço médio do produto tem sido crescente, alcançando, em 2019, média de R$ 3,46/kg nas Ceasas nacionais, segundo dados do ProHort (Programa de Modernização do Mercado Hortifrutigranjeiro).
O quiabo, ingrediente já conhecido em pratos da culinária brasileira (como o "frango com quiabo", de Minas Gerais), agora também se torna o protagonista em receitas da alta gastronomia. Por estes e outros motivos, o produto está entre os pequenos mercados analisados na edição de abril da revista Hortifruti Brasil.
Mas, produzir quiabo também tem seus desafios: a colheita está entre as maiores dificuldades da cultura, devido à necessidade de ser manual, com a utilização de luvas, para evitar irritação da pele, e de tesoura de poda, para um melhor acabamento. E, apesar de atualmente estar na "moda" na alta gastronomia, o produto ainda não é tão valorizado na produção.
Tags:
 
Fonte:
 Cepea/Hortifruti

Nenhum comentário:

Postar um comentário