domingo, 28 de julho de 2013
Massa de ar polar permanece sobre Sudeste e Sul nesta segunda e ainda há risco de geada
Massa de ar polar permanece sobre Sudeste e Sul nesta segunda e ainda há risco de geada
28/07/2013 | 17h48
No Centro-Oeste, até a primeira s
PREVISÃO PARA SEGUNDA, DIA 29
SUDESTE
Nesta segunda, a massa de ar polar e seco segue predominando. Com isso, a previsão é de um dia ensolarado sobre todo o Sudeste. De modo geral, as mínimas terão um pequeno aumento, mas segue a sensação de frio no começo do dia e temperaturas mais agradáveis à tarde, devido ao predomínio do sol. Há alerta para os baixos índices de umidade relativa do ar em Minas Gerais, oeste e norte de São Paulo.
SUL
O ar mais seco e frio mantém o tempo firme e o céu com poucas nuvens em todo o Sul do Brasil. Segue o potencial para geadas sobre os Campos de Cima da Serra e no norte do Rio Grande o Sul, Serra Catarinense, Vale do Itajaí e sul parananense. No restante da região Sul, o risco para geadas diminui pois, aos poucos, as temperaturas sobem. Mesmo assim, permanece a sensação de frio durante boa parte do dia.
CENTRO OESTE
O ar mais seco segue inibindo a formação de nuvens de chuva sobre o Brasil Central durante a segunda, com isso, a previsão é de mais um dia com tempo firme e predomínio de sol entre poucas nuvens para toda a Região. De manhã faz frio sobre boa parte do sul de Mato Grosso do Sul. Já durante a tarde por conta dos ventos que sopram do quadrante norte, as temperaturas entram em elevação em relação aos últimos dias. Sem previsão de chuva, segue a condição de baixa umidade relativa do ar no período da tarde para a maior parte da região.
NORDESTE
A semana começa com temperaturas amenas em boa parte do Nordeste. Apenas ao longo da costa as temperaturas seguem um pouco mais elevadas. Ao longo do dia, o sol segue predominando entre poucas nuvens, garantindo mais um dia de tempo aberto, calor e baixos índices de umidade relativa do ar no interior nordestino. As chuvas seguem ocorrendo ao longo do litoral, principalmente no da Bahia. Além disso, as instabilidades avançam um pouco para dentro, atingindo o interior da Bahia, Sergipe, e do Alagoas. Chove também de forma isolada sobre o norte do Maranhão e do Piauí.
NORTE
Nesta segunda, as condições de tempo permanecem inalteradas, com mais um dia com tempo firme e baixa umidade relativa do ar para a maior parte da região, fator que aumenta o risco de queimadas. Na Calha Norte, continua a condição para pancadas de chuva ao longo do dia e temporais em pontos mais isolados. As temperaturas, de uma forma geral, seguem elevadas, causando sensação de calor.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
SUDESTE
Na terça, a massa de ar seco ainda segue atuando sobre o Sudeste e impede a formação de nuvens de chuva, ocorrendo apenas variação de nebulosidade. Pela manhã, as temperaturas permanecem mais baixas, principalmente no leste e sul de São Paulo. Durante a tarde, as temperaturas voltam a se elevar, principalmente no norte de São Paulo e oeste de Minas Gerais. Na quarta, pouca coisa muda. A massa de ar seco segue ganhando força, não há previsão de chuva e as temperaturas se elevam mais durante a tarde.
SUL
Na terça, o ar seco segue atuando sobre a região Sul. O sol aparece desde cedo juntamente de pouca nebulosidade, favorecendo a elevação das temperaturas. As manhãs permanecem geladas, porém a pouca cobertura de nuvens e os ventos de quadrante norte favorecem a elevação das temperaturas, deixando a tarde com sensação térmica mais amena em relação aos últimos dias. Somente a partir da quinta voltam a ocorrer pancadas de chuva na metade sul.
CENTRO OESTE
A massa de ar seco segue atuando sobre o Centro-Oeste nos próximos dias. O sol aparece desde cedo juntamente de pouca nebulosidade, favorecendo a elevação das temperaturas. As manhãs permanecem amenas, porém a pouca cobertura de nuvens e os ventos de quadrante norte favorecem a elevação das temperaturas e, por isso, à tarde faz calor. Além disso, a umidade relativa do ar segue bastante baixa de Goiás ao norte de Minas Gerais, com índices que chegam a ficar abaixo dos 30% em algumas localidades. Pelo menos até a primeira semana de agosto, não há previsão de chuvas significativas para o Centro-Oeste e as temperaturas seguem em elevação.
NORDESTE
Os ventos úmidos que sopram do mar seguem gerando instabilidades na faixa litorânea do Nordeste na terça. Entre o litoral norte da Bahia e o Rio Grande do Norte, o dia fica com tempo nublado, alternado com pancadas de chuva. Já entre o Ceará e o Maranhão, alternam-se pancadas de chuva com períodos de abertura de sol. Em geral, estas chuvas são de baixo acumulado e com intensidade entre fraca e moderada. No interior do Nordeste, o ar seco e quente mantém o tempo firme. Independente da condição do tempo, segue fazendo calor à tarde. Nos próximos dias, o tempo firme predomina e a chuva, quando ocorrer junto ao litoral, será de fraca intensidade.
NORTE
Até quarta, o calor e a umidade seguem deixando o tempo mais instável e com pancadas de chuva ao norte do Pará e do Amazonas, em Roraima e, principalmente, Amapá, onde os volumes ficam mais elevados. No restante da região, a massa de ar seco segue ganhando força, impedindo a formação de nuvens de chuva e mantendo a umidade relativa do ar baixa durante a tarde, principalmente entre o sul do Pará e Tocantins, onde pode atingir níveis críticos. Durante a tarde, a sensação é de calor em grande parte da região.
SOMAR METEOROLOGIA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário