quinta-feira, 29 de agosto de 2013
Bahia tem potencial para Plano de Irrigação 4 vezes maior
Bahia tem potencial para Plano de Irrigação 4 vezes maior
29/08/13 - 14:21
A Bahia possui 350 mil hectares de agricultura irrigada, de acordo com informações da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri). Mas o Plano Estadual de Irrigação, de 1993, apontava um potencial quatro vezes maior, de 1,6 milhão de hectares.
O superintendente de irrigação, Marcello Nunes, acredita que, além das áreas do São Francisco na região semiárida, o extremo sul e o oeste da Bahia podem ser receptores de novos projetos de irrigação.
Muitos especialistas defendem, aliás, a agricultura irrigada como fator importante de desenvolvimento da agricultura do semiárido.
Expansão de irrigação esbarra na permissão do uso da água
"A irrigação reduz o preço dos alimentos e aumenta a produção. Os perímetros públicos reúnem pequenos produtores ao redor e ajuda a desenvolver cidades", diz o secretário nacional de irrigação, Miguel Ivan.
Mas a questão é que esse tipo de projeto demanda uma infraestrutura que não é barata de implantar, como estradas e outras vias de escoamento da produção.
"Nem sempre o governo consegue atender a outros setores, como a agricultura irrigada. Se atingirmos 10 milhões de hectares no Brasil, já vai ser um bom resultado", avalia o professor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), e especialista em irrigação e climatologia Áureo Oliveira.
Investir na irrigação é ponto-chave para a agricultura brasileira, isto é, se o País quiser assumir o papel de grande exportador. Uma área irrigada produz três vezes mais e com qualidade superior. Vinte por cento da área agrícola do mundo é irrigada e é responsável por 40% de toda a produção de alimentos.
Além disso, a independência das chuvas permite que os produtores cumpram os prazos de fornecimento.
A Tarde Online
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário