quinta-feira, 1 de janeiro de 2015
Cacique Raoni pede a governador de MT mais respeito aos povos indígenas
01/01/2015 12h02 - Atualizado em 01/01/2015 16h41
Cacique Raoni pede a governador de MT mais respeito aos povos indígenas
Líder indígena participou de solenidade de posse de Pedro Taques em MT.
Raoni é reconhecido internacionalmente por luta em prol dos povos indígenas.
Do G1 MT
O cacique Raoni Metuktire, líder da etnia caiapó, cobrou do novo governador de Mato Grosso Pedro Taques (PDT) mais respeito aos povos indígenas, principalmente quanto à saúde e ao meio ambiente. Raoni participou na manhã desta quinta-feira (1º) de uma das cerimônias de posse de Taques como chefe do poder Executivo estadual, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
Raoni ressaltou, no entanto, que Pedro Taques foi o primeiro governador a convidar uma liderança indígena para a posse em Mato Grosso. Autoridades e familiares também participam do ato de transmissão de cargo, que sucedeu a posse, realizada minutos antes na Assembleia Legislativa na capital do estado.
O líder indígena é reconhecido internacionalmente pela luta que articula pelos povos indígenas. Em 1989, ele teve um encontro histórico com o cantor Sting durante o I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, em Altamira (PA). Os dois se reencontraram em 2009 na cidade de São Paulo para conversar sobre a construção da Usina de Belo Monte. Em novembro de 2012, Raoni foi recebido pelo presidente da França, François Hollande, no Palácio do Eliseu. Na ocasião, o cacique pedia a preservação da Amazônia e dos povos que vivem na região.
Durante a cerimônia no Centro de Eventos, Raoni foi convidado por Taques para discursar no palco, com auxílio de seu tradutor. Ele avisou que manterá o diálogo com o governo estadual na tentativa de assegurar os direitos dos povos indígenas que vivem em Mato Grosso. Entre esses direitos, Raoni mencionou o meio ambiente protegido e o "ar puro".
O cacique também convidou Taques para conhecer sua comunidade e pediu ajuda para barrar, no Congresso, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de número 215, que altera o rito para aprovação e demarcação de terras indígenas.
tópicos:
Cuiabá, Mato Grosso, Pedro Taques
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário