sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

As UFs exportadoras de carne de frango em 2015



Em 2015 o Paraná consolidou-se ainda mais como principal unidade federativa exportadora de carne de frango do País




E, ao responder por pouco mais de 35% do total embarcado pelo Brasil no exercício passado, gerou um terço da receita cambial obtida pelo setor.
Por sinal, o Paraná esteve entre as pouquíssimas UFs que não tiveram queda de receita em 2015, pois ela permaneceu estável em comparação ao ano anterior (aumento de apenas 0,1%). Mas isso foi conseguido graças a um aumento de 15% no volume exportado. E, fora o Paraná, apenas outros três estados registraram aumento de receita: Bahia, Espírito Santo e Tocantins.
Embora os outros dois estados sulinos tenham obtido pequeno incremento no volume embarcado, o expressivo aumento do Paraná permitiu que a Região Sul encerrasse o exercício com expansão superior a 7%. Mas foi impossível evitar a queda regional da receita cambial, que recuou mais de 9% e implicou em uma perda de faturamento da ordem de US$540 milhões.
Ou seja: ainda que a redução das receitas do Centro-Oeste e do Sudeste tenha sido proporcionalmente maior (o aumento registrado no Norte e Nordeste foi pouco significativo), 63% da queda de receita enfrentada (perda da ordem de US$860 milhões) deveu-se ao desempenho da Região Sul.



Data de Publicação: 29/01/2016 às 16:45hs
Fonte: Avisite

Nenhum comentário:

Postar um comentário